Resposta. Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.
Correntes de convecção são movimentos causados por mudanças de temperatura em corpos líquidos ou gasosos. Nesses corpos, o material mais quente tende a subir, deslocando a matéria mais fria, que circula em outros lugares; o movimento contínuo criado por esse processo é conhecido como célula de convecção.
Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! ... Portanto, a movimentação do magma na forma das correntes de convecção faz com que o manto terrestre funcione como se fosse uma “esteira rolante” sobre a qual se movimentam as placas tectônicas da crosta terrestre.
As correntes de convecção da Terra são as formas endógenas de movimentação do magma contido abaixo da crosta terrestre, na camada que conhecemos como manto. ... As correntes de convecção são as principais causadoras do movimento das placas tectônicas e norteiam também a direção em que esse deslocamento acontece.
Verificado por especialistas A movimentação das placas tectônicas ocorre através de blocos. A crosta fica sobre o manto terrestre formado pelo magma e devido ao calor do mesmo ocorre a movimentação lenta das placas.
Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.
A relação da estrutura interna da Terra com o movimento das placas tectônicas se dá pelo fato de que na estrutura interna o magma está contido que por sua vez pode originar o movimento das placas tectônicas.
Teoria das Placas Tectônicas Em 1913, Alfred Wegener apresentou a Teoria da Deriva Continental, que afirma que, há milhões de anos, as massas de Terra formavam um único supercontinente, chamado Pangeia. Essa teoria foi confirmada por sua sucessora, a chamada Teoria das Placas Tectônicas.
Teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.
Causas dos terremotos Os abalos sísmicos ou tremores de terra geralmente ocorrem quando as rochas estão sob grande pressão, vinda do interior do planeta. Essa pressão exerce uma força nas rochas (placas tectônicas) e procura alguma maneira de se exaurir.
O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. ... Os tremores sentidos em nosso país são formados por falhas geológicas, que são fraturas ou quebras das placas, ou seja, pelo desgaste natural das placas tectônicas.