Afinal, como lidar com as novas tecnologias em sala de aula?
A formação docente para atuação em EaD apresenta-se como grande desafio já que além da formação esperada para um licenciado o profissional também precisa desenvolver habilidades necessárias para atuar no processo de mediação do ensino aprendizagem amparado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação de forma ...
Os principais obstáculos são o precário acesso a equipamentos e a falta de um olhar específico para a tecnologia nas políticas de formação de professores. Existem escolas com infraestrutura básica extremamente ruim, sem energia elétrica, por exemplo, o que impossibilita o uso de aparelhos eletrônicos.
10 principais desafios dos professores
Segundo Costa (2015) surge outro desafio no uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, que é a falta de formação de professores na área, fazendo com que muitos profissionais se tornem resistentes ao uso e incorporação de novas tecnologias na sala de aula e deixem de utilizá-las por falta de ...
Os 5 desafios da tecnologia para o governo
A Era Digital reinventou o ensino e o aprendizado. ... Os alunos, principalmente os nativos digitais, estão cada vez mais conectados e interessados em processos automatizados. E isso pode ser um problema para escolas e universidades que oferecem métodos e ferramentas pedagógicas que não atendem a essa necessidade.
Qual é um dos maiores e mais crônicos desafios sociais passíveis de serem enfrentados com as novas tecnologias educacionais? a ) Contaminação de lençóis freáticos por metais pesados.
Um dos maiores desafios da escola contemporânea é aprender a lidar com a tecnologia e transformá-la em aliada da educação. Os professores foram, são e continuarão sendo mediadores indispensáveis no aprendizado, o que não descarta a necessidade de aprender a lidar com a tecnologia.
Em meio a tantas tecnologias do mundo atual, surge em consequência um grande desafio para escolas e professores: aliar educação e tecnologia. Em relação a adaptação das escolas, esta, por sua vez, acaba sendo um lento processo. ...
Bullying é um desafio da educação na “Era Digital” Ações negativas, como apelidos e perseguições, ganharam um alcance muito maior nos meios digitais, tornando as consequências ainda mais sérias. Hoje, um dos desafios da educação é controlar e conscientizar crianças e jovens sobre os efeitos destrutivos do bullying.
A Inclusão Digital no Brasil Destaca-se aqui, o problema da pobreza que atinge grande parte da população. Esse fator faz com que muitas pessoas sejam excluídas dessa “nova linguagem” explorada pela sociedade da informação, o que leva ao afastamento de tais indivíduos da sociedade.
Resposta. A principal dificuldade é a criação de projetos públicos que viabilizem a inclusão digital, devendo ser implatadas principalmente nas escolas para assim facilitarem o aprendizado de muitos alunos.
Temos inúmeros exemplos dessas facilidades como: as operações bancárias via Internet, as compras em lojas virtuais e supermercados que entregam em domicílio, alguns cursos on-line, inclusive de Educação a Distancia e serviços públicos variados. Nesse contexto, o governo federal tem alguns programas de inclusão digital.
O rápido acesso à informação, a melhoria na comunicação e as oportunidades das novas tecnologias são alguns exemplos. ... A inclusão digital é uma ação que visa garantir que todas as pessoas possam se beneficiar das vantagens que a tecnologia traz.
Hoje, graças à inclusão digital – que se traduz no esforço para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao computador, dispositivos móveis e internet, onde muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social estão conseguindo uma melhor colocação no mercado de trabalho.
A tecnologia permite ao indivíduo estar mais integrado em uma comunidade online, nos colocando em contato com parentes e amigos, em um ambiente de troca de informações, aprendendo junto e oferecendo a oportunidade de descoberta das próprias habilidades.
Para o setor da educação, a inclusão digital faz-se ainda mais necessária pois possibilita o acesso ao conhecimento de modo amplo para todas as faixas etárias e classes sociais, o que influencia diretamente na qualidade de vida dos cidadãos e na evolução da sociedade como um todo. ...
Nesta nova sociedade, os profissionais de TI possuem papel fundamental, seja no desenvolvimento de tecnologias, que ampliem a acessibilidade dos usuários, ou transmitindo seu conhecimento. O analfabeto do futuro será o indivíduo que não souber decifrar a nova linguagem gerada pelos meios de comunicação (Pretto, 1996).
A inclusão digital é uma forma de democratizar a tecnologia e deixá-la acessível ao maior número de pessoas. Assim, a qualidade de vida das minorias melhora e elas podem pensar além, em outras perspectivas. A tecnologia abriu muitas portas para a melhoria da sociedade.
Resposta: podemos ter apartir de meios de comunicação inclue um meio de comunicação e você pode estar excluindo as pessoas por você ficar mais no meio de comunicação do que com as pessoas.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso. A esse respeito, revisamos quais são os tipos de exclusão digital: Exclusão de acesso. Refere-se às possibilidades que as pessoas têm de acessar este recurso.
Alguns termos definem a presente situação de exclusão digital, as expressões infoexclusão e apartheid digital, por exemplo, são definidas por alguns pensadores como a exclusão de oportunidades de acesso às novas tecnologias da comunicação e informação.