O Epitélio Interno começa a se tornar mais côncavo, começando a dar forma de dente ao Órgão do Esmalte. As Células do Retículo Estrelado se afastam uma das outras, adquirindo formato de estrela. Enquanto isso acontece, o Folículo Dentário começa a ser formado.
Quais são as fases da odontogênese? O processo de odontogênese é dividido em fases. Eles são: lâmina dental, botão, capuz, campânula, coroa e raiz. Em cada fase há processos importantes para a formação do dente....Higienização Bucal
O desenvolvimento dos germes dentários compreende três estágios: botão, capuz e campânula. A fase de botão representa o início da formação do dente e a fase de capuz é caracterizada pela intensa proliferação das células epiteliais, constituindo o órgão do esmalte e a papila dentária, por células ectomesenquimais.
Essa região é denominada folículo dentário, que originará os tecidos de suporte e suas células (cemento – cementoblastos e cementócitos, osso alveolar – osteoblastos e osteócitos, e ligamento periodontal – fibroblastos) – e formará o periodonto de inserção.
Os túbulos dentinários são canais microscópicos que irradiam por baixo da superfície do esmalte até o interior do dente, chamado de polpa. ... É menos mineralizada que o esmalte e forma a maior parte da estrutura do dente. Esses pequenos canais ocos na dentina transmitem sensações do lado de fora para o interior do dente.
1) Movimento Pré-Eruptivo → Crescimento concêntrico do germe dentário no interior de seu folículo, sem movimento muito ativo, no inicio, em direção a cavidade oral. → Externamente o osso alveolar estará sendo desenvolvido, formando uma cripta óssea.
ODONTOGÊNESE Não importa a forma do dente, todos vão iniciar com a interação entre o epitélio oral e o ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária. A banda epitelial vai dar origem à lâmina vestibular, que forma o sulco vestibular; e à lâmina dentária, que forma os dentes.
Os dentes se desenvolvem dentro do osso alveolar, e durante a formação da coroa existem pequenos movimentos pré-eruptivos giratórios no interior dos ossos maxilares. Depois que a formação da coroa é concluída e a raiz começa a se formar, um processo de erupção ativa movimenta o dente para sua posição funcional.
As células localizadas na região da concavidade adjacente à condensação ectomesenquimal constituem o epitélio interno do órgão do esmalte, já as que se localizam na face convexa do germe dentário, ainda ligadas ao epitélio oral, constituem o epitélio externo do órgão do esmalte.
A odontogênese dos dentes permanentes é da mesma forma, inicia-se no primeiro ano de vida da criança. Há o saco dentário (ou folículo), ele fica situado na mandíbula e na maxila.
Dentes permanentes Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).
Dentes permanentes Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.