O ser humano do século XXI é semelhante a “onda do mar”, pois se encontra em constante mutação, porém a maioria dessas mutações não apresenta um ser humano consigo mesmo, integrado e que se percebe na sua totalidade, mas “affectado” pela falta de sentido, e, sobretudo sentido para superar a solidão, a distância da ...
Para entender o que é moderno, primeiro precisamos entender o que desencadeou a modernidade. Muitos de nós nos referimos à algo moderno como uma coisa atual, tecnológica, inovadora e que está em alta no momento, porém essas novidades se encaixam no contexto contemporâneo, onde pertence ao tempo atual.
Pensar a cidadania no século XXI pressupõe uma inequívoca e bem caracterizada vontade de aceitar e promover mudanças. O conceito de cidadania que permeia este trabalho é: "cidadania é a consciência que o indivíduo tem do direito a ter direitos" (H. Arendt). O exercício de direitos e deveres.
Antes, definiremos um conceito: Quando falarmos Humanidade, estamos nos referindo ao gênero Homo (do Latim, "pessoa"); ao passo que quando falarmos de Sapiens, referiremos especificamente ao Homo sapiens, o único membro vivo do gênero Homo. ... Eles duraram quase 1,5 milhão de anos, sendo a espécie humana mais longínqua.
Toda religião aparece como um caminho que conduz o ser humano ao transcendente. As religiões surgem em diferentes regiões geográficas, inspiradas pelas histórias vividas pelos povos, pela arte, pela política, pelo pensamento filosófico de uma determinada época, e por tantas outras influências.
Na experiência religiosa, a transcendência é um estado de ser que superou as limitações da existência física e, por algumas definições, também se tornou independente dela, como tipicamente é dito se manifestar em oração, estado numinoso, iluminação espiritual, séance, meditação, psicodélicos e "visões" paranormais.
Imanência (em latim: immanēns; de im-, em, e manēre, habitar, permanecer = "permanecer dentro") é um conceito filosófico e ontológico que significa a presença interior de algo ou uma qualidade como parte de um ser, ou do ser como parte dela, sendo antitético ao conceito de transcendência (significa "ir além", caráter ...
O mais antigo e sagrado é o Rig Vedas. Vedas significam “saber e conhecimento”. É considerada pela história a escritura sagrada mais antiga da humanidade. Os Vedas podem ser divididos em duas grandes partes.