Predominan- temente, o Brasil está localizado na zona intertropical do planeta, sendo atravessado pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio. As áreas do planeta ao norte do Trópico de Câncer e ao Sul do Trópico de Capricórnio são chamadas de regiões temperadas.
A Zona Temperada é uma das Zonas térmicas da Terra, e sua área está compreendida entre os trópicos e os círculos polares, apresentando estações do ano bem definidas com verões quentes e invernos frios. ...
Zonas temperadas: compreendem as áreas cujos raios solares atingem a superfície de maneira não muito inclinada e nem perpendicular, essa característica produz temperaturas amenas. ... Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta. As principais zonas térmicas.
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.
Zona Temperada – Localização Na geografia, as latitudes temperadas ou mornas da Terra estão entre os trópicos e as regiões polares. As temperaturas nessas regiões geralmente são relativamente moderadas, em vez de extremamente quentes ou frias, e as mudanças entre verão e inverno também são geralmente moderadas.
As zonas térmicas são as diferentes zonas de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do sol. As zonas térmicas ou zonas de iluminação estão divididas em: Zona Polar Ártica, Zona Temperada do Norte, Zona Tropical ou Intertropical, Zona Temperada do Sul e Zona Polar Antártica.
São eles: o relevo,o tipo de solo, a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade e as correntes marítimas, além das condições físicas ou geográficas que condicionam o clima interagindo nas condições atmosféricas.
As regiões de clima polar são perpetuamente cobertas por neve e gelo durante todo o ano. Esse tipo de clima está presente nas regiões de altas latitudes, onde o Sol nunca incide o suficiente para causar derretimento significativo e a temperatura raramente sobe acima de zero.
Ao observarmos a figura 2, é possível notar que a maior parte do território brasileiro localiza-se na Zona Intertropical, definida pelos trópicos de Câncer, no Hemisfério Norte, e de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
Além da zona tropical existem mais 4 tipos de zonas térmicas: a Polar Ártico, entre o Polo Norte e Círculo Polar Ártico; a Temperada Norte, entre o Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer; Temperada Sul , entre o Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártica, entre o Círculo Polar Antártico e o Polo Sul.
térmica tropical
Brasil: Zonas térmicas Grande parte do território brasileiro está localizado entre os trópicos, porém uma pequena parte do território está localizada ao sul do trópico de Capricórnio, o que torna a temperatura da região bem amena, em relação à maior parte do país.
Olá, As zonas térmicas da terra são resultados da inclinação do eixo terrestre em relação ao sol, que distancia ou aproxima algumas regiões ocasionando em diversas zonas.
As zonas climáticas são resultantes da inclinação do eixo terrestre em relação ao sol.
Resposta: Grande parte do território brasileiro fica localizado na zona térmica tropical – entre o trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. A zona térmica tropical é onde a luz solar fica de forma praticamente vertical em sua superfície. Também é conhecida como zona tórrida do planeta.
Tal variação decorre do fato de o espaço brasileiro estar localizado em diferentes zonas térmicas da Terra, que são: ( ) Temperada Norte e Temperada Sul ( ) Intertemperada e Tropical Norte ( ) Intertropical e Temperada Sul ( ) Tropical Sul e Intertropical.
A maior parte da área do Brasil está localizada na Zona Intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos.
São cinco zonas climáticas: Equatorial, Tropical Zona Equatorial, Temperada, Tropical Brasil Central e Tropical Nordeste Oriental.
Zona climática tropical.
Tem mais depois da publicidade ;) Com extensão de 4.
O critério utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima foi a origem, a natureza e, principalmente, a movimentação das massas de ar existentes no país (equatoriais, tropicais e polares).