Conecte o cabo coaxial a um medidor de sinal. A frente do leitor deve mostrar a força do sinal em decibéis. Quanto maior o valor em decibéis, melhor a qualidade do seu sinal e, portanto, a imagem da sua TV também será melhor. Normalmente, uma boa conexão será de 10 a 20 decibéis.
Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.
Esta função sonora existe para verificar se o circuito está em curto ou não. Vamos supor, pegue um par de fios e certifique-se de que ambos não tem contato entre si. Colocando o multímetro em 2 das pontas nada ocorrerá, o som não sera emitido pois o circuito está aberto.
Conecte a ponta de prova vermelha no terminal desenho e a ponta preta no terminal “COM”; Gire a chave seletora de funções para a função ; Conecte as pontas de prova aos terminais a serem testados. Se a resistência for menor do que 30, a campainha interna do instrumento irá soar.
Se o símbolo “-“ aparecer na frente do valor medi- do, significa que as polaridades estão invertidas. NOTA: quando for selecionada a faixa de 500 V, apa- recerá o símbolo “HV” (High Voltage - Alta Tensão).
O multímetro digital permite rapidez e eficiência nas amostras. O aparelho permite a medição de transistores e teste funcional de continuidade sem sinal sonoro. Ele dispensa o uso de outros aparelhos de medição de tensão elétrica. Além de garantir precisão na medição, o multímetro é protegido contra sobrecarga.