Confira 10 dicas que podem ajudar você.
Uma obra literária é portanto uma criação que transmite uma intenção comunicativa do seu autor com fins estéticos. Estas obras costumam contar uma história, seja na primeira ou na terceira pessoa, com um argumento e através da utilização de diversos recursos literários que estão relacionados com a sua época.
A análise literária é o ato de decompor um texto no intuito de observar cada componente que o constitui. Ou seja, de estudar os aspectos integrantes de uma narrativa. Desse modo, você conseguirá compreender, interpretar e assimilar os sentimentos e valores de uma obra.
Apresentação Oral de um Obra Literária
Você precisa se aproximar do texto com curiosidades e expectativas racionais. O importante não é entender cada palavra. Embora seja importante conhecer o significado das palavras, a leitura vai muito além do vocabulário. Existe todo um contexto a ser entendido.
A crítica literária é o estudo, discussão, avaliação e interpretação da literatura. Pode assumir a forma de um discurso teórico baseado na teoria da literatura ou um discurso mais detalhado, apresentação ou revisão de uma obra literária (muitas vezes na forma jornalística quando é publicada).
Em literatura, a crítica literária é análise avaliativa das produções artísticas. A partir do estudo das características de cada texto, o crítico literário é o responsável por apontar os acertos e as falhas de determinada produção em termos estéticos, linguísticos e retóricos.
5. Como se define a natureza da crítica literária, segundo Afrânio Coutinho? À crítica literária cabe analisar, interpretar e julgar o valor de uma obra, tendo como base teorias específicas. Somente o autor de uma obra sabe, de fato, analisá-la.
Segundo o crítico literário Afrânio Coutinho: "A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana."
Segundo Eagleton, é a forma que o público trata ou considera a literatura que torna um texto 'literário'. É a maneira como lemos o texto e não sua natureza que define o que é literatura. ... Isso posto, entendemos que é o juízo de valor que determina as particularidades, a literariedade ou não de um texto.
A Literatura é um instrumento decomunicação, pois transmite osconhecimentos e a cultura de umacomunidade. O texto literário nos permiteidentificar as marcas do momento em quefoi escrito. ... O texto literário apresenta:-Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade.
Eagleton é uma grande referência quando o assunto é a teoria literária. Aqui, ele faz um movimento contrário de nos mostrar como ler a literatura de modo crítico, porém sem se perder o prazer pelo texto e suas camadas de sentido, que tornam um romance ou um poema o que são.