Enjoos e mal-estar são comuns durante a gravidez, mas quando a vontade de vomitar ocorre com muita frequência e de maneira incontrolável, causando perda de peso e desidratação, é classificada como hiperêmese gravídica.
Veja algumas dicas para se livrar do problema:
Mas como evitar enjoo na gravidez?
As náuseas e vômitos da gestação ainda não estão completamente esclarecidos, mas acredita-se que aconteçam devido ao estímulo do hormônio da gravidez, o hCG, sobre uma área no cérebro conhecida como “centro do vômito”. Isso explica porque mulheres grávidas de gêmeos costumam sofrer mais com esses sintomas.
Na gravidez normal, as náuseas e os vômitos costumam surgir ao redor da quarta semana — contada a partir do último período menstrual –, e aumentar de intensidade até atingir o pico na nona semana, aproximadamente. Em 90% dos casos, o quadro regride quando a gestação atinge 20 semanas.
Consumir gengibre, que pode ser adicionado em chás e sucos. Deitar-se quando se sentir enjoada. Comer um biscoito seco, tipo de água e sal, antes de levantar da cama pela manhã...Saiba o que evitar e quais alimentos consumir para diminuir o mal-estar
Enjoo matinal As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.
Náusea e enjoo matinal "São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação", explica Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.
Alguns testes de farmácia mais atuais detectam a gravidez até 4 dias antes da data prevista da menstruação, mas o ideal é esperar pelo primeiro dia de atraso.
A ultrassonografia transvaginal é capaz de detectar o embrião a partir da 4ª ou 5ª semana de gravidez, o que significa que com uma ou duas semana de atraso menstrual já pode ser possível identificar uma gestação inicial em curso.
SEMANA 2 – 3º dia Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.
Tamanho de feto: como está o bebê? Com 2 semanas de gestação, o futuro bebê ainda é um embrião, resultado da fertilização de um óvulo e um espermatozoide. Ele já possui um segmento chamado tubo neural, que formará a medula espinhal e o cérebro do bebê.
As 3 semanas de gestação representam o momento em que ocorre de fato a fecundação do óvulo. Por isso, na verdade, ela é a primeira semana de gestação. Alguns sinais podem aparecer a partir da terceira semana, e exames podem confirmar a gravidez.
Se o resultado do teste for “Grávida”, o resultado numérico “1-2”, “2-3” ou “3+” também será exibido indicando que a concepção ocorreu de 1 a 2 semanas atrás, de 2 a 3 três semanas atrás ou há mais de 3 semanas.