Como deve ser o solo para o plantio do pimentão Quando as mudas estiverem com uns 10 cm, transplante-as para o vaso ou canteiro definitivo, mantendo-as afastadas 50 cm umas das outras. Se mantiver seu pimentão em local ensolarado e com a terra sempre úmida, você deve colher os frutos em no máximo três meses.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a época indicada para o plantio do pimentão é entre os meses de agosto e fevereiro. O início da colheita deve ocorrer entre 100 e 110 dias.
O espaçamento ideal para a cultura é de 1 metro entre linhas e 50 a 60 centímetros entre plantas, principalmente para cultivos orgânicos. Em locais protegidos, deixe distâncias de 30 a 40 centímetros entre plantas e 80 centímetros entre linhas.
Com relação ao terreno escolhido para o plantio de pimentão é preciso que ele apresente um solo bem nutrido, leve e com boa capacidade de drenagem, evitando o acúmulo de água nas raízes dos pimentões.
Passo a passo para plantar cheiro-verde em vasos
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Solpack, Otávio Della Rosa, o mulching pode ser instalado de forma manual, quando o terreno é pequeno, ou com a utilização de máquinas, em caso de grandes extensões. Neste segundo caso, existem máquinas que realizam a aplicação do mulching e do gotejo simultaneamente.
Uma dessas tecnologias é a cobertura de solo, mais conhecida como “mulching”, filme plástico de espessura fina e baixo custo, que protege o solo e o sistema radicular das plantas, utilizado para fazer o revestimento da área de plantio, ou seja, são protegidas as linhas de plantio da produção ou os canteiros conforme ...
Passo a passo
O mulching é um filme plástico de espessura fina utilizado na agricultura para a cobertura da área de plantio. De baixo custo, ele serve para proteger o solo e o sistema radicular das plantas (responsável por realizar a interface entre a planta e o solo), além das linhas de plantio e canteiros.
1 ° Passo: Cave um buraco de 1m de largura e 20 cm de profundidade. O comprimento pode variar conforme a necessidade. Depois da escavação faça o nivelamento do solo. 2° passo: Com uma lona de 100 a 200 micas, forra-se o canteiro tendo cuidado com o nivelamento para que não fique buracos ou poças de lama.
Para adubação de canteiros, os adubos químicos por serem prejudiciais à saúde e a natureza, portanto devem ser evitados. Recomenda-se o uso apenas de adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal.
Adubos orgânicos As cascas de bananas e de ovos são ótimos exemplos que podemos encontrar facilmente em nossos lixos orgânicos, além disso, são ótimos adubos para uma horta caseira.
Como preparar o solo para uma horta
Faça uma horta em casa: 7 passos para preparar um canteiro
Escolha do local. O primeiro passo para ter uma horta orgânica é escolher onde ela ficará. O local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente 5 ou 6 horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso.
Preparar a terra Você deve começar revolvendo a terra para deixá-la bem aerada, para que as plantas aproveitem melhor os nutrientes. Ela também deve estar solta o bastante para que se possa adubá-la e começar a plantar. Prefira adubar nos meses quentes, entre setembro e março.
Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
Solte a terra a uma profundidade de 20 cm a 25 cm. Use uma pá ou uma enxada para cavar uma camada de 20 cm a 25 cm de solo. Revolva-o bastante e continue soltando o solo do canteiro e desfazendo os pedaços compactados até que ele fique com a mesma consistência.
Basta que se acrescente adubo e se reestruture o solo para que volte a ficar leve, aerado, fofo. Quando a terra é vermelha tem presença de óxidos minerais, principalmente ferro, o que também é bom. Uma terra rica, porém sem misturas, sem componentes orgânicos, pode ser a melhor terra para cultivo por ter muito minério.
Se o cultivo for em vaso, é muito importante que ela tenha uma boa drenagem (você pode usar argila expandida ou brita no fundo do vaso). Outra dica é que a a terra deve estar "soltinha", ou seja, não grudar quando for regada. Uma dica pra isso é misturar uma parte de areia para cada três partes de terra.
Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.
O que torna o solo fértil? Veja 8 dicas para isso
Como fazer, então? Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar. Então a chuva também ajuda nesta compactação? Sim!
Aposte na Minhocultura para fertilização do solo Enquanto procuram comida, as minhocas cavam pequenos túneis na terra que, por criarem um espaço oco na terra, arejam o solo para que as raízes das plantas “respirem” melhor e escoam a água da chuva e de irrigação.
Saiba como recuperar uma planta seca
Como fazer substrato de samambaia