O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.
Já o exame parasitológico de fezes ajuda a entender melhor as dores de estômago, por exemplo, ou confirmar a suspeita de que algum parasita, como a lombriga, instalou-se no sistema digestivo. Existe também a pesquisa de sangue oculto nas fezes, teste que detecta possíveis tumores e outros males intestinais.
O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.
A ausência de positividade para ovos de helmintos pode estar relacionada a um sistema, ainda que precário, de saneamento básico ou higiene adequada. Palavras-chave: Saúde Pública; parasitoses; diagnóstico laboratorial; saneamento básico.
A ausência de neoplasia em um resultado de biópsia indica que não foram encontrados sinais de tecidos com crescimento irregular (tumor) na amostra que foi coletada. A neoplasia consiste em uma proliferação considerada anormal, autônoma e sem controle de um determinado tecido corporal, que recebe o nome de tumor.
Displasia, no contexto da saúde, é um termo generalista utilizado para designar a ocorrência de anomalias relacionadas ao desenvolvimento de um órgão ou tecido, intimamente relacionadas alterações genéticas e agressão continuada. Ocorre em todos animais, inclusive em humanos..
Com declaração de ausência Ou seja, ocorre quando a pessoa desapareceu, sem que houvesse uma situação em que se pudesse presumir que a pessoa faleceu, ela, simplesmente, desapareceu de seu domicílio sem deixar vestígios.