Coloque as lentilhas num frasco ou recipiente de vidro, adicione o vinagre e encha com água até pelo menos o dobro da altura das lentilhas. Deixe a demolhar por 8h ou durante a noite. Se estiver muito calor pode diminuir 2h e se estiver frio pode aumentar 2h.
Os brotos germinados são apreciados na culinária, por dar um toque decorativo e de frescor aos pratos. Também são renomados pela qualidade nutricional. "São fontes de vitaminas e minerais, assimiláveis muito rapidamente, porque é um produto que apenas está iniciando o seu crescimento", explicou um distribuidor.
O ideal, de acordo com Cardoso, é consumir em sua forma mais natural possível. Uma forma de fazer isso é adicioná-los em saladas, sanduíches e sopas, por exemplo. Também é possível incluí-los em sucos e farinhas para diversos usos, como bolos, tortas, pães etc.
Mas atenção: o broto germinado de feijão não deve ser consumido cru. "Esse grão apresenta uma bactéria que pode se proliferar no processo de germinação", explica Astrid Pfeiffer. O aconselhado é consumi-lo cozido, em uma sopa.
Por serem muito nutritivos, os brotos de trevo podem ser o ingrediente principal e até mesmo parte de um enfeite em um prato. Além disso, eles combinam muito com lanches, tortilhas, pizzas, sucos e sopas.
Para cultivar brotos, de modo geral, primeiro é preciso deixar as sementes de molho por até 24 horas. Depois dessa etapa, é necessário drenar todo a água do molho e borrifar com água nova durante alguns dias.
Alfafa é uma planta rica em vitaminas A, C, E e D Já a vitamina C fortalece a imunidade e atua como importante antioxidante, combatendo os radicais livres. A vitamina E, por sua vez, também tem ação antioxidante, sendo fundamental para a saúde da pele, unhas e cabelos.
COMO FAZER BROTOS DE LENTILHA
Coloque de 2 a 3 colheres (sopa) de grãos (grão-de-bico, trigo), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (girassol, gergelim, linhaça) em um vidro esterilizado de boca larga. Acrescente água filtrada até que fiquem todos submersos. 2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas.
MODO DE PREPARO Em uma tigela, coloque o grão-de-bico e cubra com o dobro de água. É importante escolher uma tigela grande porque os grãos irão inchar e dobrar de volume. A cada 12 horas, escorra a água e lave os grãos com delicadeza na água corrente. Cubra os grãos novamente com água.
Para fazer isso, basta separar os grãos de sua preferência - como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, amendoim, quinoa, chia e castanhas - e germiná-los separadamente em um pote de vidro esterilizado.
1º Passo: Quebre a dormência da semente – coloque a semente na água para hidratar antes que ela comece a desenvolver. Para fazer esse processo, o grower deverá contar com um copo com água com pH entre 6 e 6,5 e temperatura de 23°C, além de um medidor de pH e termômetro para a água.
Aveia em grão sem casca (nacional) germina somente 30 a 50% por exemplo....
Germinação do Girassol
PRODUÇÃO - após cerca de 50 dias do início do plantio, as flores começam a abrir, quando devem ser colhidas. Mantenha a planta com a base amarrada e dentro da água. O transporte deve ser rápido e com cuidado, pois se a comercialização passar de 15 dias, o girassol começa a murchar.
Como muitas pessoas não tem noção da quantidade de grãos eu aconselho que você coloque um punhado de trigo para cada refeição que você deseja fazer com o germinado. Feche o pote com o filó e o elástico. Deixe assim por 8 horas aproximadamente. Você deverá fazer todo o processo a seguir sem tirar o filó do vidro, ok?
Os girassóis costumam levar de 80 a 120 dias para amadurecer e produzir novas sementes, dependendo da variedade. Se a estação de crescimento for mais curta do que isso na sua região, plante os girassóis duas semanas antes da última geada; a maioria das sementes provavelmente sobreviverá.
As mudas continuam a crescer à medida que a temperatura aumenta. Da mesma forma, a raiz do girassol também cresce profundamente, ancorando na terra. Essa raiz pode atingir 1,8 metros de profundidade, permitindo que o girassol cresça alto e pesado.
O plantio do girassol em São Paulo, por exemplo, abrange o período de setembro a março, destacando-se em duas épocas: a da primavera, a partir de meados de setembro, e a de verão, com início em fins de dezembro. A época mais favorável para o plantio situa-se entre fins de dezembro e meados de fevereiro.
12 meses
45 dias
A planta comercial tem apenas uma flor, mas a ornamental pode ter mais. Tudo depende da semente que foi plantada.
O girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, gênero Heliantheae.
Girassol (Helianthus annus). ... Explico, o Girassol é uma inflorescência. As “pétalas” amarelas na verdade não são pétalas, são lígulas que protegem toda a inflorescência da flor. No miolo é onde encontramos as centenas de flores que compõem a planta.
O girassol (Helianthus) significa 'Flor do Sol' e simboliza felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, reflete a energia positiva do sol.
O nome científico do girassol, Helianthus annus, significa flor do sol. Originária da América do Norte, por lá, ela é conhecida pela tradução literal do latim para o inglês, sunflower. Aqui no Brasil, além da referência ao astro, a nomenclatura da espécie entrega uma de suas principais características: o heliotropismo.