A união de dois monossacarídeos acontece através de uma ligação glicosídica. Esta ligação covalente é formada com a perda de um átomo de hidrogênio de um dos monossacarídeos e a saída de um radical hidroxila do outro. Com a saída do hidrogênio e da hidroxila forma-se uma molécula de água.
Dissacarídeo
Aqui iremos falar sobre um oligossacarídeo específico, que é o dissacarídeo. Este é constituído por dois monossacarídeos que se unem através de uma ligação covalente chamada O-glicosídica. Carbono anomérico é o átomo de carbono hemiacetal (carbonil) de um isômero de monossacarídeo.
Os monossacarídeos podem ser combinados através de ligações glicosídicas para formar carboidratos maiores, conhecidos como oligossacarídeos ou polissacarídeos. Um oligossacarídeo com apenas dois monossacarídeos é conhecido como dissacarídeo. ... Alguns polissacarídeos, como a celulose, contêm milhares de monossacarídeos.
O Método de Lane-Eynon baseia-se na redução de volume conhecido do reagente de cobre alcalino (Fehling) a óxido cuproso. ... A solução deve ficar constantemente em ebulição durante a titulação , porque o Cu2O formado pode ser novamente oxidado pelo O2 do ar e muda a cor novamente para azul.
O método de Lane-Eynon, também conhecido como Método de Fehling, consiste na redução completa dos íons cúpricos do reagente de Fehling (uma solução de ácido tartárico com cobre alcalino) a óxido cuproso, causada pelos açúcares redutores. Esta reação forma um precipitado vermelho de óxido cuproso.
Um açúcar redutor é qualquer açúcar que, em solução básica, apresenta um grupo carbonílico livre aldeído (derivado de uma aldose). Sua capacidade de redução se dá pela presença de um grupo aldeído ou cetona livre. ... Os principais açúcares redutores são glicose, maltose e lactose.
O Reagente de Benedict é uma solução de sulfato de cobre, carbonato de sódio e citrato de sódio em água. É usado para detectar a presença de certos tipos de carboidratos conhecidos como açúcares redutores. ... A glicose e a frutose produzem uma reação positiva, mas a sacarose – açúcar de mesa – não.
Princípio do Teste de Molisch O Teste de Molisch é um teste geral para todos os carboidratos. Neste teste, os carboidratos quando reagem com ácido sulfúrico concentrado (ou ácido clorídrico concentrado) são desidratados para formar furfural e seus derivados.
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose ...
Também conhecido por: Substâncias redutoras, pesquisa (urina) urina (amostra isolada), pesquisa de substâncias redutoras urina (amostra isolada). Substâncias redutoras, pesquisa (urina) é um teste solicitado para identificar doenças que não apresentam sintomas aparentes.
Incline o tubo de ensaio e adicione lenta e cuidadosamente 3 mL de ácido sulfúrico concentrado para formar uma fase abaixo da solução de açúcar. Não agite o tubo de ensaio! A formação de um anel púrpura na interface indica a presença de carboidrato.
O teor de carboidrato pode ser calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, gorduras, álcool (quando presente) e cinzas.
Uma ALDOSE é um monossacarídeo que apresenta um grupamento aldeído em uma extremidade, por exemplo a glicose. Já a CETOSE é um monossacarídeo que tem um grupo cetona, normalmente no carbono 2, como exemplo temos a frutose.
O teste do iodo consiste, basicamente, em comparar a coloração do iodo puro com a mistura de iodo com mosto. Para isso você deve pingar algumas gostas de iodo em um dos buracos da placa de toque.
4 - Teste do Iodo Este teste identifica a presença de ácido graxo insaturado. Ocorre uma reação de halogenação, em que o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. Se houver dupla ligação, o iodo será consumido e a coloração característica da solução de iodo diminuirá de intensidade.
ESPECIFICAÇÕES
Como saber se alguém tem falta de iodo? A avaliação da falta de iodo é feita pela quantificação da eliminação de iodo pela urina (iodúria). Determina-se que uma pessoa tenha um consumo suficiente de iodo quando ela tem uma concentração urinária de: 100 a 299 mcg/L para crianças e adultos (não grávidos);
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).
Causas dos distúrbios por deficiência de iodo: - consumo de alimentos oriundos de solos pobres em iodo; - uso de sal não iodado na alimentação; - baixo consumo de alimentos ricos em iodo.
Como resultado, a tireoide aumenta, formando um bócio. (Um bócio pode se formar quando a tireoide é hipoativa ou hiperativa.) Se as pessoas consumirem quantidades muito grandes de iodo, eles poderão sentir um gosto metálico em sua boca e produzir mais saliva.