A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
No projeto de pesquisa, a seção da metodologia é redigida com linguagem, essencialmente, no futuro, pois inclui a explicação de todos os procedimentos que se supõem necessários para a execução da pesquisa, entre os quais, destacam-se: o método, ou seja, a explicação da opção pela metodologia e do delineamento do estudo ...
A definição do objeto (ou problema de pesquisa) é a etapa na qual o pesquisador irá decidir e delimitar o que deseja estudar.
A iniciação científica é um programa de formação e qualificação que apresenta os estudantes de graduação à pesquisa científica. ... É preciso ressaltar que, nessa empreitada, os alunos contam com o suporte de pesquisadores da universidade.
Um dos caminhos para conseguir fomento na pesquisa de iniciação científica é submeter o projeto para avaliação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
As bolsas e programas de iniciação científica nas universidades possibilitam aos estudantes ingressarem em um grupo de pesquisa que se dedicam ao estudo e análise aprofundada de uma linha de pesquisa. ... Os trabalhos são realizados em conjunto com o orientador ou em equipes maiores, com outros estudantes e professores.
O aluno precisa antes de tudo, definir qual é a área em que pretende atuar para escolher o tema da pesquisa, idealmente de preferência a área de maior afinidade. Nesta etapa recomenda-se que discuta com o professor orientador que provavelmente irá propor temas, desafios e os objetivos a serem alcançados com cada ideia.