Receita: 2 copos de farinha de trigo 1/2 copo de sal 1 copo de água 1 colher de chá de óleo Modo de Fazer Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Super Sculpey Na minha opinião, a melhor das Polymer Clays! A Super Sculpey é, sem dúvida, minha preferida. Assim como a FIMO e a Bozzi, é uma massa à base de polímero e enrijece ao ser assada, com a vantajem de não ser necessário sovar.
Massa de Biscuit Fox: A Fox divide hoje em dia a liderança da preferência dos biscuiteiros profissionais com a Polycol. É uma massa de excelente qualidade e podemos dizer é uma das massas mais duras dentre as quatro (e é exatamente isso que a faz ser preferida de muitos artistas).
Ao adicionar corantes líquidos ou sólidos a sua massa, ela se adapta e muda para a cor que você usou. Além do corante, você pode misturar massas de cores diferentes para chegar em outra completamente nova. Por exemplo: branco com rosa fica rosa bebê, azul e amarelo chegam na cor verde e por assim vai.
Como fazer massinha de EVA
A ponteira de lápis em EVA, além de incentivar os pequenos a estudarem, ainda podem servir como fofas lembrancinhas em uma festinha infantil. Como o EVA é muito versátil e, pode ser moldado de várias formas, você pode criar os mais diversos modelos de ponteiras para lápis com este material.
Além da utilização como substituta para o biscuit, a massa para EVA pode ser utilizada para bolos fake, e também como os famosos Slimes. Encontramos no canal Aulinhas da Paixão análises, testes, dicas e demonstrações com a Massa de EVA.
Outra dica pras massinhas de modelar é nunca deixar elas no sol ou perto de lugares quentes. Esse material desbota e fica mole com facilidade, viu? Mas se for ao contrário, e a massinha já tiver endurecendo, é só pingar algumas gotas de água pra ela amolecer!
A Massa de EVA para Artesanato da Make+ é suave, macia e muito flexível. Fácil de usar, não mancha, não rompe facilmente e é totalmente atóxica. Para secar a massa, não é necessário nenhum procedimento extra, basta deixa-la em contato com o ar até endurecer.
Amassando com água. Reúna a massinha ressecada em uma tigela. Separe as cores para evitar que elas se misturem e formem uma pasta amarronzada. Como as massinhas são compostas primariamente de água, sal e farinha, adicionar água pode ser tudo que você precisa fazer para ressuscitar sua massa de modelar.
Como endurecer massinha
Massa de EVA é fácil de usar, não mancha, não rompe facilmente é suave, macia e muito flexível. Totalmente atóxica, para secar a massa não é necessário nenhum procedimento extra, basta deixá-la em contato com o ar até endurecer.
– Giz de cera – Você pode utilizar o giz de cera se quiser uma pintura suave. – Tinta Acrílica – Ela adere bem na pintura sobre o EVA, principalmente a fosca. – Tinta Acrílica com cola branca – Esse tipo de pintura deixa o resultado com mais densidade.
O ideal é que as peças sequem ao ar livre, de modo natural e para que isso aconteça coloque-as sobre papelão ou espuma que ajudam a absorver a umidade e evitam que elas fiquem deformadas. No caso de peças pequenas a secagem pode ser acelerada com ventilador ou secador de cabelo.
Se bem cuidada, uma peça em biscuit pode durar anos. Para que isso aconteça, você deve seguir algumas dicas: Ao higienizar seu biscuit, nunca deixe-o de molho na água. Limpe-o com um pano úmido e logo o seque.
1° motivo: Corrente de ar. Onde estiver trabalhando com a massa,não pode ter vento,se não ela resseca. 3° motivo: Massa dura. sovar,amassar,beliscar,como preferir,o negocio é que ela tem que ficar bem maleável,porque se a massa estiver muito dura,pode ser a melhor marca,quando secar ela vai rachar.
Para isso, você pode usar seu forno. Só tenha cuidado para não aquecê-lo demais. Esquente só um pouco, desligue e ponha a peça dentro do forno em uma assadeira antiaderente. Assim, ela vai secar muito rápido, sem risco de grudar na superfície.
A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade.
Feche portas e janelas. Se não tiver ar, um aquecedor, mesmo em dias quentes, ajuda a secar um pouco o ambiente. Deixe ligado e feche tudo por algumas horas pelo menos. Espalhe a ganache sobre o bolo e deixe na geladeira por 30 minutos antes de colocar a pasta.
Um truque muito bom para acelerar o processo de secagem do fondant é colocar na massa um pouco de carboximetilcelulose, mais conhecida como CMC ou tylose. É vendida em pó e serve para estabilizar e espessar determinados alimentos, entre eles as massas de confeitaria.
A gente ensina. Basta colocar 150g de Fondant (ou meia xícara) e 6 ml de água (ou uma colher de chá) em um recipiente adequado e levar ao banho maria. Pronto!
10 dias
5 dias