Resposta:Outra diferença importante entre as moléculas de DNA e a de RNA diz respeito às bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila.
O RNA (ácido ribonucleico) é formado por uma cadeia única que se enrola sobre si mesma. Tanto DNA quanto RNA possuem em comum as bases nitrogenadas adenina, citosina, guanina, mas somente no RNA é que encontramos a base uracila.
Alternativa “d”. As bases púricas são a adenina e guanina, e as pirimídicas são a citosina, timina e uracila.
Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo. Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
Resposta. na verdade em todas as células eucariontes ocorrem o porcesso de síntese de proteína mas quando isso ocorre o RNA mensageiro sai do núcleo e vai para o citoplasma da célula onde ocorre o processo de tradução ou síntese proteica.
Resposta. Uma célula em que ocorre grande quantidade de síntese protéica, geralmente apresenta um grande nucléolo, porque ele armazena RNA ribossômico. Os tilacóides são partes das mitocôndrias cuja função é a produção de energia pelas células procariontes.
De uma maneira resumida, podemos dizer que o processo de síntese proteica ocorre em três etapas: iniciação, alongamento e finalização. O processo inicia-se quando uma subunidade ribossomal pequena liga-se ao mRNA no códon de iniciação, o qual é identificado por uma molécula de tRNA que transporta metionina.