Para isso o usuário terá que editar a fórmula utilizando a tecla F2. Em seguida basta clicar em cima da referência que deseja alterar e pressionar a tecla F4.
Bloquear células no Excel
Para travar uma célula, basta clicar em “Proteger Planilha” e, na janela que abrir, marcar a opção “Proteger a planilha e o conteúdo de células bloqueadas”; 8.
Pra você travar o intervalo de uma fórmula, não precisa digitar o $, basta você seleciona a parte da formula, como por exemplo B2:b100 e clicar em F4.
Selecione então a coluna VALOR, pressione F4 para fixar TODO O INTERVALO e pressione o ponto e vírgula “;”. Obs.: veja que o $ ficou somente para o número, fixando a linha. Pressione ; e para Intervalo_critério2, selecione a coluna TIPO e pressione F4 para fixar TODO O INTERVALO.
Mantenha a referência da célula da fórmula constante com a tecla F4. Para manter a referência de célula constante na fórmula, você só precisa adicionar o símbolo $ à referência de célula pressionando a tecla F4.
Uma constante é um valor não calculado, sempre permanece o mesmo. Por exemplo, a data o número 210 e o texto "Receitas trimestrais" são todos constantes.
Congelar ou descongelar linhas ou colunas
Calculadora padrão do Windows Algumas calculadoras nem precisam ser ligadas, você pode apenas começar digitando os número. Em seguida, digite 80, pressione o sinal de multiplicação (que deve ser X ou *) e após, digite 800, clicando na tecla de porcentagem (%) por fim.
Exemplo: Uma mercadoria custava R$ 300,00 e sofreu um aumento de 30%. Determine o valor final da mercadoria. A taxa de aumento é de i = 30% = 30/100 = 0,30. Como resultado, o fator de aumento para calcular porcentagem é 1 + 0,30 = 1,30.
O cálculo é bem simples. Sabendo o valor do salário base, basta aplicar o índice de reajuste. É só multiplicar o salário base pelo índice de reajuste para saber qual o valor do aumento. Por exemplo: R$ 1.
Mas é bom saber como calcular o IGPM. Para isso, aplique uma fórmula matemática simples: Valor atual do aluguel + IGPM acumulado no último ano = valor do reajuste do aluguel.
O valor corrigido é obtido a partir do produto entre o valor inicial e o resultado da divisão do número-índice do mês final pelo número-índice do mês anterior ao mês inicial. O resultado desta divisão é o fator que corresponde à variação acumulada do IPCA no período desejado.