O reaproveitamento dos alimentos, com receitas inusitadas, também é uma das práticas indicadas pelos especialistas. O controle da temperatura do refrigerador é fundamental para evitar que alimentos estraguem. Os alimentos devem ser conservados a uma temperatura entre 1°C e 5°C para manter frescura e sabor.
Vários métodos de conservação têm sido utilizados para evitar a deterioração dos alimentos e intoxicação alimentar desde os tempos antigos. Estes são, salga, secagem e fumagem. Hoje em dia, são usados, congelamento, desidratação e de conservas métodos de refrigeração.
A pasteurização é um método de conservação expondo os alimentos a temperaturas moderadamente elevadas. Esta técnica deve o seu nome em homenagem a Louis Pasteur, o primeiro cientista que observou e relatou que a exposição ao calor poderia provocar a inactivação dos microorganismos que deterioram o vinho.
O processo de embalagem a vácuo compreende a retirada do ar em contato com o alimento e selagem da embalagem, evitando assim a proliferação de organismos que dependem do oxigênio para sobreviver.
Alimentos embalados a vácuo podem durar até 6 meses.
Embalar um alimento a vácuo significa que ele não terá contato com o oxigênio nem outros gases, pois todo o ar será retirado por meio de sucção. Como a embalagem é selada, nem o oxigênio nem os micro-organismos do ambiente chegam ao seu interior, de forma que o conteúdo se conserva por mais tempo.
O segredo está em acertar a beirada da tampa em uma superfície rígida em um ângulo de 45°. Você pode bater o pote contra a pia ou acertá-lo com uma colher de madeira, por exemplo. Em geral, esse truque faz com que a tampa se mova o suficiente para acabar com o vácuo sem danificá-la.
O processo de embalar a vácuo é feito com máquinas seladoras e consiste em retirar todo o ar da embalagem. Desta forma, é possível prolongar a vida útil do produto de uma forma que garanta a segurança, sem interferir no sabor, no aroma e na textura.
Hoje em dia a embalagem mais comum é o saco plástico, o que asfixia e prejudica o desenvolvimento natural das bactérias na cura do queijo. O ideal é tirar do plástico o mais rápido possível e, se quiser curar, fora da geladeira.
Para embalar queijos para vender você poderá usar saquinhos de plástico transparente, caso for pegar o queijo caseiro do fornecedor e vender no mesmo dia. Mas a embalagem ideal para queijos é a vácuo, porque assim garante uma maior conservação por mais tempo.
No geral, queijo é um produto que vende muito bem, mas é importante se posicionar bem em relação a seu ponto de vendas, em locais que circulem bastante pessoas e que você tenha acesso livre aos locais. Alguns locais bem estratégicos são: Feiras Livres, Locais próximos a comércios, praças, concessionárias.
Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.
15 dias