Em um âmbito geral, a elite da sociedade inca estava composta pela família real e os ocupantes dos altos cargos político-administrativos (sacerdotes, chefes militares, juízes, governadores provinciais e sábios).
A sociedade inca era dividida em três grupos, que se organizavam hierarquicamente formando uma pirâmide: na base ficavam os yanaconas, que eram escravos selecionados para proteger seus senhores; na parte do meio da pirâmide ficavam os nobres que eram membros da família do Inca ou descendentes dos chefes de clãs; e os ...
Pachacútec iniciou a prática do mitmac, sistema pelo qual vários grupos de habitantes das regiões conquistadas eram deportados para outras regiões e substituídos por colonos já pacificados, para prevenir possíveis rebeliões. No governo de Túpac Inca Yupanqui, filho e sucessor de Pachacútec, o império atingiu o apogeu.
Até hoje, a maior parte da população dos países andinos tem antepassados indígenas. Esses povos são o chimú, aimara, atacama, diaguita e araucano, entre outros.
As civilizações andinas compunham um mosaico de diferentes culturas independentes que se desenvolveram no entorno da Cordilheira dos Andes, da Colômbia ao deserto de Atacama, na América do Sul. Elas baseiam-se principalmente nas culturas do Peru Antigo e algumas outras, como Tiahuanaco.
Os mochicas eram uma civilização peruana de 100 a 700 d.C., eram cerca de 50 mil pessoas e viviam em vales férteis próximos aos andes onde cultivavam seus alimentos.
A região andina, local onde se desenvolveu a Civilização Inca, era habitada por grupos humanos desde aproximadamente 4.
Os mochicas foram contemporâneos com a civilização Nazca (200 aC – 600 dC) mais abaixo da costa, mas, graças à sua conquista de áreas vizinhas, eles foram capazes de acumular a riqueza e o poder necessário para estabelecer-se como um dos mais original e importante culturas início deandinos.
Alguns historiadores acreditam que os mochicas foram a principal influência para a formação das sociedades posteriores, como os incas. ... Os períodos fortes de seca e, posteriormente, de enchentes torrenciais, deterioraram a agricultura, principal atividade dos mochicas.
Contando com grande habilidade no manuseio do adobe, dos metais, os mochicas também criaram uma impressionante cultura material repleta de instrumentos, estatuetas e adornos. A causa do desaparecimento dessa civilização está intimamente ligada às alterações climática da região.
Estes três povos eram sedentários e viviam em cidades onde havia templos, palácios, mercados e casas. Embora sejam muito diferentes entre si, podemos destacar algumas características comuns das sociedades pré-colombianas. ... Por fim, outra característica das sociedades pré-colombianas é o politeísmo.
Resposta: A cultura mochica foi descoberta por Max Uhle. Este arqueólogo alemão foi o primeiro a reconhecer a civilização Moche como um fenômeno cultural distinto, ao realizar escavações estratigráficas perto do templo Huaca de la Luna, na cidade de Moche.
Resposta. Vaso de cerâmica mochica que representa um músico tocando uma trombeta em forma de caracol,c. 800.
Os astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.
Todos podem ser destacados por suas roupas coloridas e seus bordados. Seus templos eram muito bem arquitetados. Eles também tinham em comum centros políticos e religiosos: para os incas era Cuzco e Machu Picchu; para os astecas era Tenochtitlán e os maias possuiam Chichén Itzá, Tikal, Copán e Palenque.
São semelhanças entre Incas, Maias e Astecas a sua base econômica (eram povos que tinham a prática da agricultura como elemento econômico central), o modelo religioso (que reconhecia nas forças da natureza os deuses) e a estruturação social (hierárquica, com claros papéis distintos entre líderes e camponeses).