Com uma crença elevada, a arte mesopotâmica possuía várias criações artísticas ligadas a religião, o que era muito comum entre os povos da antiguidade. ... Esse tipo de arte era representado por várias formas diferentes, dentre elas a pintura, a arquitetura, o artesanato e a literatura.
As primeiras manifestações artísticas durante o Paleolítico dão-se por volta de 25 000 a.C., atingindo o auge na época da Cultura Magdaleniana (c. 15 000-8 000 a.C).
A Arte na Antiguidade se estende até o período da Arte Paleocristã, em que foram produzidas as primeiras expressões artísticas do cristianismo. No Crescente Fértil, floresceu, no mesmo período que o Império egípcio, a civilização mesopotâmica.
A história da arte, assim como os fatos históricos, ajudam a compor a história das sociedades. ... Desta forma, a história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações e é um processo contínuo, que nunca chega ao fim, pois está sendo vivida a cada dia.
O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.
Na primeira são situadas as culturas pré-cerâmicas, entre 12 a 5 mil anos do presente; na segunda fase, as culturas dos ceramistas, a partir de cinco mil anos. Quando do início do holoceno, o espaço territorial hoje constituído como Brasil já tinha sido ocupado por caçadores-coletores.
A pré-história é muito importante nos dias de hoje,pois nos ajuda a compreender a evolução social,filosófica e cultural do homem,mas principalmente a entender diversidade dos grupos pré-históricos da época.