Ultrassonografia. Como já relatado, o exame físico é acurado na detecção de ascite em volumes acima de 1.
A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.
A ascite não tem cura, porém, pode ser tratada com remédios diuréticos, restrição de sal na alimentação e com a não ingestão de bebidas alcoólicas, para eliminar o excesso de líquidos no abdômen.
Inicialmente, pode ser tratada apenas com diuréticos e a dieta com pouco sal, mas à medida que a doença progride os rins podem não suportar os diuréticos e/ou desenvolverem a chamada síndrome hepatorrenal (falência dos rins causada por alterações circulatórias provocadas pela cirrose), podendo ser necessária a ...
Remédios caseiros para ascite
Caso o veterinário desconfie de uma doença infecciosa, o líquido do abdômen é drenado por meio de uma técnica chamada de paracentese, e enviado para análise diagnóstica.
A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada e usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada são medidas individuais necessárias.
A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.
O procedimento dura de 20-30 minutos. Uma parte do conteúdo líquido retirado do abdome, geralmente é encaminhado a analise laboratorial, para avaliação das características do líquido, pesquisa de células neoplásicas e pesquisa de infecção. Este procedimento é muito efetivo com baixos riscos.
Quando devo fazer paracentese? A paracentese diagnóstica é indicada em todos os pacientes com novo início de ascite grau 2 ou 3 e naqueles admitidos no hospital por qualquer complicação de cirrose. Sempre devemos avaliar: contagem de neutrófilos, concentração total de proteína e albumina, além de cultura.
A paracentese costuma ser feita em ambiente hospitalar ou ambulatorial, por um médico cínico ou gastroenterologista, e para o procedimento é necessário que o paciente esteja deitado em uma maca, onde é feita a limpeza e uma anestesia no local da punção para, em seguida, ser introduzida uma agulha especial que permitirá ...
A paracentese de alívio é o procedimento de remoção de fluido ascítico da cavidade peritoneal com a finalidade de reduzir a pressão intra-abdominal e aliviar sintomas associados como dispneia, dor e desconforto abdominal.
Geralmente pode ser feito através de mudanças na alimentação ou com medicamentos, como antibióticos para infecção, ou diuréticos em casos renais. Outra possibilidade para quadros mais graves, é a intervenção cirúrgica, que costuma ser recomendada, por exemplo, se o motivo for um tumor.
O procedimento é realizado com o paciente sentado. O ponto da punção é localizado por exame físico ou com o auxílio do ultrassom. Após a identificação do ponto ideal de punção, é feita anestesia local e o tórax é puncionado com uma agulha específica. A punção pleural pode ser realizada em ambulatório.
A punção pleural ou toracocentese tem por objetivo a retirada de líquido do espaço pleural, que é o espaço entre a superfície interna da pleura e o pulmão, tanto para diagnóstico da causa do acúmulo do líquido quanto para alívio dos sintomas como a falta de ar e tosse provocada por esse líquido.