Como Curar A Bursite No Quadril?

Como curar a bursite no quadril

A bursite no quadril é a inflamação na bursa trocantérica, que é um pequeno saco contendo líquido no seu interior, localizada na lateral do quadril, causando sintomas como dor na região lateral do quadril, dor que piora ao subir escadas ou se levantar ou deitar de lado.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Ready to treat your hip bursitis?

A bursite é a inflamação na bursa, que é um pequeno saco contendo líquido no seu interior, e que funciona como uma espécie de almofada para diminuir o atrito entre entre os tendões, os músculos e os ossos, podendo afetar o ombro, quadril, joelho ou cotovelo, por exemplo.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Como é feito o tratamento

Como é feito o tratamento

Minimize subir escadas, curvar-se/agachar-se repetitivamente, ficar sentado por muito tempo, caminhar/correr em superfícies irregulares ou montanhosas. E principalmente, dormir de lado.

A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo.

A bursite é a inflamação da bolsa sinovial, ou bursa, que é um tecido que atua como uma pequena almofada localizada no interior da articulação, para diminuir o atrito entre o tendão e o osso. 

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas

O tratamento fisioterápico deve ser escolhido pelo próprio fisioterapeuta de forma individualizada, podendo ainda ser usados aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios, como o TENS, ultrassom, corrente galvânica ou microcorrentes, por exemplo. Na fase final da recuperação são recomendados os exercícios de fortalecimento muscular em volta da articulação. 

Por isso, é importante tomar medicamentos anti-inflamatórios de acordo com a orientação do médico e, se a dor persistir, consultar o médico novamente para que seja orientado como continuar o tratamento.

O que é bursite do quadril?

O que é bursite do quadril?

Em caso de suspeita de bursite, é recomendado consultar o clínico geral para uma avaliação e início do tratamento mais adequado, que também pode envolver fisioterapia e medidas caseiras, como repouso e aplicação de compressas de gelo para aliviar sintomas. Veja mais opções de tratamento para bursite.

Geralmente, é utilizada a cortisona, um tipo de anti-inflamatório esteroide, com potente efeito anti-inflamatório, sendo esse tipo de tratamento normalmente indicado para bursite do quadril ou do ombro. veja outras opções de tratamento para bursite no quadril e bursite no ombro.

Opções de tratamento caseiro

Colocar gelo dentro de uma bolsa térmica, e depois envolver a bolsa em uma toalha limpa e seca, e aplicar na articulação afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.

Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel, em uma toalha limpa e seca, e aplicar na região afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.

Teste de bursite de quadril

O tratamento da bursite deve ser feito com orientação do ortopedista de acordo com a gravidade dos sintomas, localização da inflamação e causa da bursite, que pode surgir devido a movimentos repetitivos, traumatismos, infecções até por artrite reumatoide ou gota.

Alguns exercícios de fisioterapia, como alongamentos e exercícios de propriocepção, também podem ser feitos em casa desde que exista acompanhamento por parte de um ortopedista ou fisioterapeuta. Confira alguns exercícios de propriocepção do ombro para fazer em casa.

Você pode tentar tratar sozinho. Mas consulte um médico se ainda doer após 4 a 6 semanas. Se a dor atingir abaixo do joelho e atingir o pé. Ou você percebe dormência ou fraqueza na perna.

Principais remédios para bursite

Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

Medicamentos corticoides, como metilprednisolona e triancinolona, podem ser injetados na articulação afetada para aliviar a dor e inflamação causadas pela bursite e, algumas vezes pode ser associados a anestésicos como a lidocaína a 1 ou 2%, para ter um efeito maior.

O que causa a bursite?

A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesão pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.

O que pode ser dor no braço direito e formigamento?

O formigamento ou dormência no braço esquerdo, ou mais raramente, no braço direito, pode ser um sintoma de infarto, principalmente quando piora ao realizar esforços ou está acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal estar ou suor frio.

Como é a dor no braço de um ataque cardíaco?

Infarto. Embora seja mais raro, a dor no braço também pode ser um sinal de infarto. Isso acontece porque, no infarto, é comum que a dor que surge no peito acabe irradiando para o braço, causando uma sensação de peso, além de formigamento, principalmente no braço esquerdo.

Tem como ter um infarto com a pressão normal?

A sua obstrução não depende da pressão arterial e nem dos batimentos cardíacos. Assim, uma pessoa, pode apresentar infarto com os níveis de pressão e batimentos cardíacos normais.