EQST

Como Trabalhar A Psicomotricidade Na Educaço Infantil?

Como trabalhar a Psicomotricidade na Educaço Infantil? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como trabalhar a Psicomotricidade na Educação Infantil?

Os jogos lúdicos são práticas que promovem a aprendizagem e desenvolvem os aspectos: motor, psicológico, social e afetivo da criança. A brincadeira deve ser promovida na escola, por meio das atividades psicomotoras, de forma agradável e motivadora.

O que é a motricidade infantil?

A motricidade se assenta num conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas na infância e envolvem não somente o ato motor em si, mas também a percepção visual e sensorial, o equilíbrio, o tônus muscular, a lateralidade e o controle emocional.

Qual a importância da motricidade?

O movimento irá possibilitar uma maior expressão corporal, permitir a se localizar-se seu corpo no espaço. Os trabalhos desses movimentos são de grande importância e é necessário que a criança se mova e tenha essa estrutura e passe por todos os estágios do processo do desenvolvimento, tanto cognitivo, quanto motor.

Como desenvolver a motricidade fina?

Existem muitos exercícios para treinar a motricidade fina, que podem ser feitos em casa, na escola, num passeio ao ar livre… Algumas sugestões:

  1. Rasgar papel livremente: em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos. ...
  2. Recortar com tesoura: treinar a forma de segurar a tesoura, cortar o ar, sem papel.

Como Piaget vê a motricidade infantil?

Piaget explica o desenvolvimento mental do ser humano. No campo pensamento, linguagem e afetividade. Lógica da criança é diferente da do adulto. 4 estágios: FASE 1: SENSORIO MOTOR (nascimento ao 18 mês de vida): busca adquirir controle motor por meio de suas próprias ações.