Em situações mais domesticas Kavati recomenda o uso de esterco bem curtido como adubo. Além disso, elas devem ser podadas para evitar que fiquem muito altas e dificultem a colheita dos frutos. A poda também deve eliminar ramos secos, doentes ou atacados por pragas.
Preencha metade de um recipiente qualquer com água ou vinho branco (ainda melhor!) e coloque lá as sementes que vai plantar, durante um período de 24 horas, no mínimo, e após isso você terá sementes mais fortes e com mais sucesso de darem plantas fortes e saudáveis.
A graviola pode ser consumida de diversas formas: natural, como suplemento em cápsulas, em sobremesas, chás e sucos. Chá de graviola: É feito com 10 g de folhas de graviola secas, que devem ser colocadas em 1 litro de água fervente.
A poda é feita cortando-se o broto terminal, quando a planta esti- ver com um metro de altura. Uma poda de limpeza após a colheita é recomendável. A colheita é feita no terceiro ano após o plantio, no período de maio a outubro, observando-se a mudança da coloração do fruto de verde escuro para verde claro e brilhante.
São apontadas três variedades de graviola: Morada, Lisa e Blanca, as quais foram introduzidas pela Embrapa Cerrados em 1981 (Sacramentoe et al., 2003).
A segunda é a Anonna squamosa, chamada de ata, pinha, fruta do conde e anona. Essa fruta, quando madura, fica com a casca verde salpintada de preto; a casca de solta facilmente, "desmontando" as escamas. Muitas sementes, polpa "solta", muito doce, pouca acidez, textura granulosa.
A colheita ocorre, em São Paulo, entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas pode chegar a 180 dias de acordo com a época do florescimento. Em regiões quentes, o amadurecimento é mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta está pronta para ser apanhada no pé.
Mamão: - A casca deve ser livre de manchas, uma coloração um pouco esverdeada e bastante amarela, pois quanto mais amarela estiver, mais doce e maduro estará. - A textura é preferencialmente macia, mas não muito macia (mamão muito maduro) ou muito firme (mamão verde). - O cheiro tem que ser suave e doce.
A atemoia é uma fruta híbrida, nativa de regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, resultado do cruzamento com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill). Ambas pertencem à família das anonáceas, a mesma da graviola. Apesar de ser pouco conhecida, a atemoia é altamente nutritiva.
Para a atemóia, a polinização com pólen de A. squamosa L. foi mais efetiva, aumentando o vingamento de frutos (80,5%, comparado com outros quatro tratamentos, que foi menos de 22%), a produção e a porcentagem de frutos perfeitos.
Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização.
flores são hermafroditas, ou seja, tem a parte masculina e feminina, se autopolinizam e também tem polinização cruzada por conta das abelhas. Dessa forma, a romãnzeira não necessita trocar pólen com outras plantas para produzir frutas. Uma planta isolada pode produzir frutas.
Na manhã do dia seguinte, as flores são desensacadas e, com o auxílio de um pincel, o pólen é colocado no estigma da flor, e, em seguida, a flor é novamente ensacada para evitar a interferência de agentes externos.”১১ এপ্রিল, ২০১৮
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
A polinização deve ser feita quando as flores estão receptivas (como na imagem), isto acontece quando as pétalas das flores se curvam para trás no caso dos tomateiros, a cada 2 dias (mesmo depois da primeira frutificação) entre as 11h e as 15h e com boa exposição solar para melhores resultados.
Conhecer a interação planta-polinizador é essencial para a produção dos frutos e sementes, sendo que a polinização é um serviço ecológico fundamental que é realizado por abelhas, borboletas, outros insetos, morcegos e outros animais.