Para se tornar avalista, não existe forma padrão a ser seguida, bastando, para tanto, que se assine o título de crédito ou que expresse “Por aval a Fulano de Tal”, conforme dispõe o artigo 898 do Código Civil[1].
Avalista é a pessoa responsável pelo pagamento de um empréstimo ou financiamento realizado por um terceiro caso este não pague, ou seja, é quem dá o aval e assume o risco de inadimplência. Essa responsabilidade, no entanto, somente será acionada no caso em que solicitante do empréstimo não pague o que deve.
O que o consumidor deve fazer caso isso aconteça? As empresas não podem cobrar o consumidor após a prescrição das dívidas. Se isso ocorrer, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou ingressar com uma ação judicial exigindo reparação de danos.
Para fazer a consulta pessoalmente, basta comparecer a um dos balcões de atendimento do SPC Brasil, levando o CPF original e documento com foto (confira os endereços). Ao realizar a consulta, o consumidor recebe um extrato com os dados da empresa credora e o valor da dívida.
O Serasa possui uma plataforma em que o consumidor pode consultar a situação do seu nome de maneira gratuita. Além disso, é possível visualizar o Score. Caso você não saiba, Score é uma pontuação de de 0 a 1000 e pode indicar se um consumidor é bom ou mau pagador.
Vá a uma agência SerasaConsumidor com seu CPF e um dos documentos originais abaixo:
Outro jeito de checar se o seu nome está limpo é pelo aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso, que faz a consulta pelo BoaVista SCPC. Basta fazer cadastro no aplicativo e tocar na aba de “Radar de CPF”, que ele vai mostrar as pendências do seu nome, além de participação em empresas e empresas que consultaram seu CPF.
Para fazer a consulta, basta entrar no Portal Boa Vista Consumidor Positivo e clicar em "consulta de débito". Quem não é cadastrado deve fazer então um cadastro e depois informar o e-mail e a senha. Em seguida, o site irá informar se consta algum registo no SCPC.