Na fórmula M = P . (1 + i)n , o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV = present value) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV = future value). Na calculadora HP-12C, o valor presente é representado pela tecla PV.
Valor Presente e Valor Futuro
Com a calculadora financeira HP12C esse cálculo é simples, basta digitar o valor total do financiamento, no caso do exemplo 21300 e depois clicar em “PV”. Depois digite o número de prestações 60 e clique em “n”. Depois digite a taxa de juros 1,45 e clique em “i”.
Como calcular juros compostos pela HP 12c
A taxa de desconto (d) é de 3,80% a.m.. Obs.: Para a realização deste cálculo, a taxa (d), tem de ser apresentada na forma decimal, bastando dividir a taxa expressa por 100. Dessa forma, sabemos que o valor descontado (D) pelo Banco será de R$1.
Na prática, a taxa de desconto é composta pela média de todos os custos de recursos utilizados pela empresa ponderados pelo montante correspondente a cada recurso. Para calcular esse indicador, basta utilizar a fórmula: WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) x (1-IR)
Essa regra de decisão recomenda a aceitação de um projeto somente se a TIR esperada excede à taxa de desconto ajustada ao risco apropriado ao projeto: RF + ( - RF) βj Essa taxa de desconto é igual à taxa de desconto para um ativo com o mesmo risco do projeto.
Ou seja: Custo de Capital Próprio = Taxa Risk Free + Prêmio de Risco de Mercado + Risco da Empresa em Relação ao Mercado.
Em linhas gerais, o CAPM, ou coeficiente de custo do capital próprio, resulta da soma da taxa de retorno dos títulos livres de risco e da taxa de risco sistemático da empresa (beta), multiplicada pela taxa de prêmio relativa ao risco de mercado.
Como calcular o custo médio ponderado? Assim como a maior parte das ferramentas da Contabilidade, para descobrir esse valor de estoque, é preciso fazer uma conta. A fórmula do custo médio ponderado é: CMP = Valor total do estoque / Número de itens comprados e armazenados.