Para calcular o valor do juros de um financiamento, basta ter em mãos o montante emprestado, o tempo em que ele será pago e a taxa cobrada pela instituição.
- Prefixada - quando é pactuada no momento em que você fecha o contrato seja de empréstimo ou de uma aplicação financeira; -Pós-fixada – quando você só conhece o retorno no final da aplicação. Taxas de juro em alta favorecem as aplicações pós-fixadas, porque elas acompanham o movimento de alta.
Nos juros pré-fixado, as taxas de juros são definidas previamente no contrato, ou seja, o cliente saberá exatamente a quantia que pagará em cada parcela. Nos juros prós-fixado, as taxas de juros variam durante o contrato, de acordo com os índices de inflação (ou seja, não são fixas).
Os investimentos pós-fixados são aqueles em que não é possível conhecer o rendimento da aplicação no momento da aquisição do título. Esses investimentos são atrelados a um indexador e só é possível saber, de fato, quanto ele rendeu, no vencimento da aplicação, ou seja, no dia do resgate.
A diferença básica é que, enquanto o prefixado apresenta rentabilidade definida, o pós-fixado acompanha algum indicador. Assim, quem investe no primeiro grupo sabe como será seu rendimento previamente, enquanto quem investe no segundo, só conhecerá os resultados na data de vencimento.
Por isso, um CDB prefixado é considerado um investimento mais arriscado que o pós-fixado. ... Com a rentabilidade atrelada a um indexador que acompanha a taxa básica de juros, a Selic, o investimento flutuará junto com o cenário do mercado e dificilmente perderá para a inflação.