Concentração de soluções
Em Química, mais especificamente em Soluções, a densidade serve para expressar a massa total de uma solução. Já a concentração comum expressa a massa de soluto em uma certa quantidade de solução. A concentração comum pode ser calculada através da seguinte fórmula: C = massa do soluto/ volume da solução.
Substâncias simples Em uma substância simples, para determinar o seu equivalente-grama, basta dividir sua massa molecular pelo número de elétrons compartilhados na ligação entre os elementos que formam a substância.
Como calcular a massa molar?
A massa molar de um elemento ou molécula é igual a massa em gramas de 1 mol desse elemento ou molécula. 1 mol de alguma coisa é igual a 6,02 × (10^ 23) unidades elementares dessa coisa. Exemplo: um mol de água é igual a 6,02 × 10^23 moléculas de água. A massa de 1 mol de água é exatamente igual a 18g.
F=1N (esse "N" significa Newton), então a unidade de força, na física, é o Newton. (P= peso/ G= gravidade, que, na terra vale, aproximadamente 10m/s²).
Considerando as suas dimensões, calcule o volume e a massa. Como 1 dm3 = 1kg, então 0,125 dm3 = 0,125 kg. O volume do cubo maciço é de 125 cm3 = 0,125 dm3. Já a massa do cubo é 0,125 kg.
Na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento costuma aparecer logo abaixo do símbolo, como mostrado na figura inicial deste texto.
Para calcular o percentual em massa de um elemento em um composto, nós dividimos a massa do elemento em 1 mol do composto pelo massa molar do composto e multiplicamos o resultado por 100.
Para tanto, basta dividir o valor aproximado da massa molar dada do composto pela massa molar de sua fórmula empírica(que deve ser encontrada pela composição percentual dos elementos), e multiplicar o valor encontrado pelas proporções dos elementos na fórmula empírica.
Resposta: A fórmula percentual (ou composição percentual ou composição centesimal) indica a porcentagem em massa de cada elemento na substância, isto é, a massa de cada elemento químico que existe em 100 partes de massa da substância.
Tendo como dados: C=12, H=1, O=16. (2x12) + (1x16) + (6x1) = 46g/mol >> 46g/mol = 100% , então, 24g/mol (em relação ao C) = x%. Fazendo uma simples "regra de três", teremos: 46x = 2400 >> x, portanto, é aproximadamente 52% de C.
Assim, a fórmula percentual dessa substância é C77,8%H11,8%O10,4%.