Podemos compreender que o crescimento vegetativo é calculado levando em consideração os conhecimentos sobre o valor relativo da taxa de natalidade da população a ser tratada, bem como os valores da taxa de mortalidade dessa mesma população em questão.
A resistência ambiental é o que impede que a população cresça conforme o seu potencial biótico, trata-se dos fatores que limitam o crescimento, tais como espaço, clima, alimento, competição, parasitismo e predação.
Em biologia denomina-se potencial biótico a capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sobe ás condições ideais.
A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.
Ações em nível individual
Várias soluções e medidas de mitigação têm o potencial de reduzir a superpopulação. Algumas soluções devem ser aplicadas em um nível planetário global (por exemplo, através de resoluções da ONU), enquanto algumas em nível de organização de um país ou de um governo estadual, e algumas em nível familiar ou individual.
A superpopulação ou superpopulação é um fenômeno que ocorre quando uma alta densidade populacional causa deterioração do meio ambiente, diminuição da qualidade de vida, fome e conflitos. ... Estilo de vida (incluindo o uso de recursos) e poluição (incluindo a pegada de carbono) são igualmente importantes.
Estratégias para o controle do crescimento excessivo: planejamento familiar; métodos contraceptivos; movimento migratórios para regiões de baixa densidade.