Vanguardas: Cubismo, Expressionismo, Surrealismo, Dadaísmo, Futurismo.
1 ponto Todas buscavam romper com as técnicas acadêmicas de fazer arte (técnicas de pintura). Todas surgiram na França. Todas foram reações à modernidade, avanços tecnológicos e conflitos na humanidade. Todas estão corretas.
Explicação: os movimentos vanguardista foram: Expressionismo: Surgiu na alemanha em 1905 e seu seus principais artistaa estão Edvard Munch e Van Gogh. Fauvismo: surgiu na frança e teve ínicio em 1901 e seus principais artista estão Van Gogh e Paul Gauguin.
Quando falamos em vanguardas europeias nos referimos a diversos movimentos artísticos que ocorreram no começo do século XX em diferentes países do continente europeu. Foram vertentes que buscavam uma renovação cultural, apoiando-se na criação artística através de diversas linguagens, sobretudo a pintura.
O futurismo, na Itália; o expressionismo, na Alemanha; o cubismo de Picasso ou o dadaísmo na Suíça... Esses movimentos, e outros que os seguiram, influenciaram bastante os intelectuais brasileiros, principalmente aqueles que mantinham contato direto com essas vanguardas, quando viajavam para a Europa.
As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo. Juntos, esses movimentos influenciaram a arte moderna mundial desde pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro música, etc.
Ezra Weston Loomis Pound (Hailey, 30 de outubro de 1885 — Veneza, 1 de novembro de 1972) foi um poeta e crítico literário americano que, junto com T. S. Eliot, foram as maiores figuras do movimento modernista do início do século XX.
Principais Artistas do Modernismo