Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser prática por todos os cidadãos, ou melhor os políticos ( filhos da Polis).
O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
A partir dessa tendência natural do homem para a vida em comunidade, Aristóteles afirma que o homem é um animal político porque possui em si uma inclinação natural para a vida em comunidade, ou seja, essa animalidade política é natural a ele, pertence a sua natureza.
Segundo Aristóteles reunir-se em comunidade política (Estado) perÂtence à natureza humana. Sua finalidade não pode ser senão contribuir para o bem comum dos indivíduos que a compõem, cujo fim é a virtude. O Estado promulga leis que prescrevem os comportamentos próprios das diversas virtuÂdes.
Resposta: A democracia aristotélica baseava a instituição do estado através de uma legitimação,que seria um conjunto de leis,a qual o governante deve seguir e os cidadãos igualmente,mesmo que as vezes tenham que abrir mão de certa liberdade,pois só assim a harmonia ira prevalecer sobre o caos.
Aristóteles ensina que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem e que o bem propriamente humano é o fim. Os fins que vão além das ações são desejados de per si, enquanto que os que estão na própria ação são desejados em razão dos outros que lhe são superiores.
O bem comum é o conjunto de condições de uma sociedade que facilita a cada cidadão alcançar a sua plenitude. As pessoas, convivendo em sociedade, desejam alcançar metas comuns, desenvolver-se, melhorar.
O bem (do termo latino bene) é a qualidade de excelência ética atribuída a ações que estejam relacionadas a sentimentos de aprovação e dever.
Outra definição do bem comum, como o objetivo por excelência do Estado, requer uma admissão de direito fundamental do indivíduo na sociedade, ou seja, o direito de todos à oportunidade de livremente moldar sua vida por ação responsável, em busca de virtude e de acordo com a lei moral.
Para se compreender o bem comum temos que retomar princípios básicos de seu conceito como: a finalidade, a noção do bem, a noção de participação, a noção de comunidade e a noção de ordem.
Bem comumé uma expressão que possui conceitos em muitas áreas do conhecimento humano, mas que se assemelham entre si. De um modo geral, define os benefícios que podem ser compartilhados por várias pessoas, pertencentes à um determinado grupo ou comunidade.
"Bens coletivos (ou bens «puramente públicos» ou «públicos por natureza») são aqueles em que, para um determinado nível de existência ou de provisão do bem, a utilização por uma pessoa não prejudica minimamente a utilização por qualquer outra."
Para Aristóteles (384-322 aC), a política consente definir aquilo que é o bem para o ser humano. ... Além disso, o bem da pólis tem a supremacia sobre o bem do indivíduo, porque o bem cumulativo da coletividade é mais importante do que o bem de cada indivíduo. A pólis grega, porém, é de elite.
Agir pelo bem comum é uma questão contraditória. A expressão Bem Comum pode ser usada tanto para coisas boas quanto para coisas ruins.
Um princípio ético O princípio do bem comum tem uma dimensão ética. Assim, em vez de pensar no ser humano individual e concreto, trata-se de pensar no interesse da sociedade em seu conjunto. ... Consequentemente, o fim ético desta ideia é estabelecer aquilo que é bom para a maioria e não para poucos.
4- O que pretendo fazer, pensando no bem comum ? resposta: Buscar uma experiência de vida que seja contínua. ... Pensando no bem comum, fazer o bem é estar apto a ajudar mas sem se cobrar para isso, fazer de forma leve e realmente ser diferente na vida das pessoas.
Resposta. Resposta: Elas tem conceitos diferentes e a minha opinião seria que não tem consentimento faz tudo por (algo,alguém) dependendo do valor material as vezes pode ser maior que o amor sentimentalista pelas pessoas.
Mas por que os valores morais são tão importantes na sociedade? ... Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.
Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. Os valores são construídos socialmente e vão orientar as decisões e garantir alguns princípios que regem as ações e, consequentemente, a vida humana.
O valor é uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa. A axiologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza e a essência do valor.
substantivo masculino O preço que se paga ou se recebe por alguma coisa. Que pode ser útil; valia: conselho de valor. Indicação numérica que corresponde ao resultado de; número. O prestígio, a qualidade, a relevância ou importância de; mérito.
Conceito de valor em geral Gramaticalmente, a palavra “valor” significa apreço e estimação por algo ou alguém, em geral.
Valores pessoais são as coisas que são importantes para nós, as características e comportamentos que nos motivam e guiam nossas decisões. Por exemplo, talvez você valorize a honestidade. Você acredita em ser honesto sempre que possível e acha importante dizer o que realmente pensa.