Para fixar, use um material macio que não estrangule ou corte a orquídea. O ideal é amarrar a parte contento substrato e raízes, deixando-as firme ao tronco. Pode-se tirar o excesso de substrato se for o caso.
Leve a orquídea até a planta escolhida e encoste-a junto ao caule. Um ajudante irá enrolar o barbante em volta da orquídea e do caule da árvore (ou palmeira) em conjunto, deixando-a firmemente amarrada ao tronco, mas sem apertar demais e nem deixá-la frouxa. Dê um laço e corte o excesso de barbante.
Do tronco pode-se retirar a madeira para uso em marcenarias, construção de casas, pontes, currais. Da raiz é elaborado, entre os nativos, um tipo de dentifrício e antisséptico. Dos brotos tenros podemos fazer saladas e conservas. Do coqueiro, o coco é a parte mais bem aproveitada, tanto em qualidade como em quantidade.
Para plantar uma orquídea em um xaxim você vai precisar de cuidados especiais, afinal, as raízes das orquídeas precisam ficar bem acomodadas. – Com uma das mãos, pegue a orquídea escolhida e deixe as raízes revestidas com um pouco de xaxim lavado. – Deixe o rizoma (caule da orquídea) totalmente descoberto.
A tendência da maioria das pessoas é colocar um vaso bem maior, tipo 15cm de diâmetro. O problema é que isso atrasa as flores, pois quanto maior o vaso, mais as raízes e o vegetal da orquídea tende a crescer, normalmente sem brotar novas flores. As orquídeas, de modo geral, gostam de apertos e não de grande espaços.
PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.
Por gostarem muito da proximidade com árvores, caso tenha um jardim, a melhor opção é plantar as orquídeas no tronco das árvores. Tenha em mente que o objetivo das raízes brancas é pegar a umidade e os nutrientes e deixar o lugar perfeito para que possam crescer bem.
Replantio de orquídeas: 5 segredos para não errar!
Se quiser cultivar a planta em vaso de plástico – pode até usar o mesmo em que ela veio, desde que bem desinfetado com água sanitária –, faça alguns furos nas laterais para que as raízes possam respirar e o excesso de umidade não prejudique sua orquídea. Os furos precisam ter pelo menos 1 cm cada.
Como Cuidar De Orquideas Compradas No Mercado — Ar É Essencial. Dê a sua orquídea comprada no mercado a abundância da circulação do ar, isto não ajuda somente mantê-la fresca, mas também ajuda as raízes secarem. Uma raiz enxuta vai facilitar a prosperidade de sua orquídea.
Cinco dicas para manter sua orquídea saudável
90 dias
A maior parte das orquídeas floresce apenas uma vez ao ano e suas hastes não voltam a dar flores após o término da floração original. Algumas orquídeas, no entanto, particularmente as híbridas, podem florescer por mais de uma vez na mesma haste.
Com o manejo correto, variedades como a phalaenopsis chegam a durar até 20 dias em água e 90 dias plantadas. As orquídeas estão entre as plantas com maior período de floração. 4. Na orquídea plantada - em ambiente interno ou externo, confira se a terra está úmida.
Dicas para cuidar de orquídeas em casa