Como é feito o tratamento
Ceratose Seborreica: é uma lesão benigna da pele, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e de aspecto verrucoso. Aparece principalmente na face e tronco e pode crescer se tornando volumosa.
Problema sem cura A queratose pilar tem origem genética. Havendo a expressão do gene associado à doença, ela tende a se manifestar ou ser agravada em condições de ressecamento da pele ou manifestações alérgicas como dermatite atópica, além de rinite, asma e bronquite. Não há tratamento curativo para o problema.
- Evitar o uso de roupas apertadas, já que o atrito excessivo tende a piorar a doença; - Manter a pele sempre hidratada, preferencialmente com cremes que contenham ureia; - Em casos mais extensos e graves, microdermoabrasão, peelings químicos e até a isotretinoína oral podem ser indicados.
Alguns dos cremes mais recomendados pelos dermatologistas são: Cremes com ácido salicílico ou ureia, como Epydermy ou Eucerin, que removem as células mortas da pele, promovendo uma hidratação mais profunda da pele.
Os agentes tópicos usados no tratamento da hiperceratose podem incluir:
Você já ouviu falar em queratose pilar? Mais popularmente conhecida como “pele de galinha”, a doença é responsável pelo aparecimento de bolinhas - muitas vezes confundidas com lesões de acne ou foliculite - na região posterior do braço, podendo surgir em outras partes pilosas do corpo.
· Como tratar em casa: usar sabonete em barra para pele sensível, um creme hidratante anti-inflamatório e esfoliar a pele com bucha vegetal de uma a duas vezes por semana. Você também pode passar cremes com ácido salicílico e ureia ou, em casos mais graves, ácido retinoico.
A hiperqueratose é o espessamento do estrato córneo (a camada mais externa da epiderme), muitas vezes associada com a presença de uma quantidade anormal de queratina e também geralmente acompanhada por um aumento na camada granular.
Hiperqueratose plantar é um tipo de problema que ocorre pela quebra natural da pele desidratada e que, diante das pressões sofridas no dia-a-dia, acaba cedendo. Em alguns casos, essas fissuras podem atingir camadas cutâneas mais profundas, causando dor e sangramento.
A hiperqueratose corresponde a um espessamento da camada mais superficial da epiderme, designada por camada córnea.
Grupo de desordens principalmente hereditárias caracterizadas por espessamento das palmas das mãos e plantas dos pés como resultado de excessiva formação de queratina levando a hipertrofia do estrato córneo (hiperqueratose).
A hiperceratose (ou hiperqueratose) folicular é uma condição cutânea benigna frequente que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas pápulas (“borbulhinhas”) erimetao-acastanhadas ou brancas, ligeiramente endurecidas, que deixam a pele com aparência de “pele de galinha”.
Os calos são a terceira deformidade mais comum dos pés, com frequência em idosos. O termo médico para calos é hiperqueratose e ele possui esse nome, pois há um acumulo excessivo de queratina na região afetada fazendo com que a região fique mais espessa e endurecida.
Ceratodermia palmoplantar é um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por espessamento anormal das palmas das mãos e distúrbio nas solas dos pés. São caracterizadas principalmente como formas autossômicas recessivas e dominantes, relacionadas com o sexo e deficiências adquiridas.
Eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema.
O eczema é uma inflamação da pele que provoca manchas vermelhas, bolhas e coceira, resultando em lesões de aspecto grosseiro. Esse problema não tem cura, mas é possível ter um bom controle da doença.
O eczema atópico ou dermatite atópica é uma inflamação da pele, que causa coceiras, bolhas de água e crostas. É comum em crianças e está relacionado com outras alergias, como asma alérgica, rinite, alergia a ácaros, entre outras.
Na fase inicial (aguda), desenvolvem-se áreas vermelhas, exsudativas e crostosas e, às vezes, bolhas. Esta fase dura de um a dois meses. Na fase crônica (tardia), o ato de coçar e esfregar origina áreas que parecem secas ou liquenificadas.
O tempo de cura demora cerca de 3 semanas em caso de alergia, e no caso de uma dermatite irritativa, os sintomas podem ser controlados em apenas 4 dias após o tratamento ser iniciado.
O eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que pode ser causada pelo contato da pele com algum agente agressor ou ser consequência de uso de algum medicamento, sendo identificada por meio do aparecimento de sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão na pele.
Diprosalic Pomada é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças crônicas da pele que respondem ao tratamento com corticoides de uso tópico (local).
Psoríase é uma doença de pele bastante comum, que se caracteriza por lesões avermelhadas e que descamam. Elas aparecem principalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos....
Advantan é indicado para o tratamento de dermatite atópica (doença crônica que causa inflamação da pele, como eczema endógeno e neurodermatite), eczema de contato (doença de pele causada por agentes externos), eczema vulgar, eczema degenerativo, eczema disidrótico (localizado em mãos e pés) e eczema em crianças.
Aplicar uma camada fina da loção uma vez ao dia nas regiões afetadas, massageando levemente. Advantan® (aceponato de metilprednisolona) loção deve ser usado somente durante o período necessário. De modo geral, a duração do tratamento não deve exceder 2 semanas.