O agronegócio é o modelo de gestão da agricultura moderna pós-revolução verde, assumindo papel de destaque e conectando o campo com os setores necessários para a sua mecanização, modernização e aumento de produtividade, tendo como o modelo produtivo característico o da agricultura moderna. ...
A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.
Resposta: Foi a modernização do Campo e a criação de sementes modificadas geneticamente. Os impactos foram a contaminação da água e solo por causa de agrotóxicos usados e o êxodo rural por causa da falta de mão de obra que foi trocada por máquinas.
Resposta. A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.
Resposta. Porque embora a produção tenha sido aumentando com toda a introdução da tecnologia na agricultura, nem todo mundo tem o poder de compra e, portanto, boa parte da população não tem acesso aos alimentos produzidos.
A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...
Resposta: Um dos impactos marcantes dessa modernização do setor está na incidência de monoculturas com plantas híbridas, além de ser fortemente apoiada em energias não renováveis como os agrotóxicos, os adubos e na intensa mecanização e na alteração genética dos alimentos.
POSITIVOS: Maior produtividade, menos utilização de mão de obra, rapidez na operação, baixo custo após a sua quitação, melhoria na parte de licros. NEGATIVA: Desemprego de muitas pessoas, substituição do homem pela máquina, agressão mais violenta e rápida ao solo, custo para adquirir, altíssimo.
por conta da incapacidade financeira para adquirir novas tecnologias, as famílias mais pobres deixam o campo e vão para a cidade. o excesso de agrotóxicos (que são jogados no solo) causa o desequilíbrio ecológico de uma determinada região.
Desvantagens: aumenta os fenômenos do solo quanto a erosão e compactação pelo tráfego de máquinas pesadas. Aumenta as chances de poluição ambiental, do solo e da água, através do uso de fertilizantes ecologicamente incorretos. Desemprego humano devido a sua substituição pelas máquinas.
Resposta: vantagens: Produtos produzidos em menos tempo,menos gasto com mão de obra humana,pois só seria necessário funcionários para operar algumas máquinas. Desvantagens:Maior desemprego,pois a máquina pode substituir certos trabalhos feitos com a mão de obra humana.
4 vantagens da mecanização da agricultura
DESVANTAGENS: Poluição, falhas nas maquinas e muito agrotóxico.
As novas tecnologias permitem que os produtores rurais tenham mais eficiência na sua lavoura, o que também maximiza a preservação do meio ambiente. Com a utilização da quantidade correta de fertilizantes e insumos, o solo mantém o seu nível de nutrientes, o que é possível pela agricultura de precisão.
Benefícios da adoção da tecnologia na agricultura
O primeiro grande avanço na agricultura foi o uso do GPS que possibilitou a entrada de outras tecnologias como o emprego de novas máquinas guiadas por computador/satélite.
Inovações tecnológicas acessíveis para o pequeno produtor Algumas das tecnologias disponíveis para o produtor são: GPS agrícola, robótica na agricultura, internet das coisas, drones e irrigação automática, por exemplo.