A GUSTAÇÃO. Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. ... Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.
A relação entre o sistema límbico e olfativo é proporcional a memória olfativa, que por sua vez torna o odor um componente importante para os seres humano.
As moléculas de cheiro que ficam dissolvidas no ar entram pelas fossas nasais, chegando até a cavidade nasal, onde se dissolvem no muco e atingem os prolongamentos das células olfativas. As células olfativas mandam impulsos para o sistema nervoso, onde as sensações olfativas serão interpretadas e produzidas.
O principal órgão do sentido do olfato é o nariz. A percepção dos odores ocorre graças a uma região localizada na parte superior das cavidades nasais chamada de epitélio olfatório. É nesse epitélio que encontramos células sensoriais especializadas chamadas de quimiorreceptores.
Quando um cheiro é sentido, eles enviam impulsos nervosos para diversos aglomerados de neurônios que ficam localizados no glomérulo, que basicamente faz a conexão do odor com o cérebro.
O órgão responsável pelo olfato varia de acordo com as espécies. Enquanto os seres humanos utilizam o nariz para perceber os odores, os insetos utilizam as antenas. De extrema utilidade, o olfato auxilia na sobrevivência dos animais, que conseguem sentir o cheiro do seu predador para fugir.
Perfumes e odores estão conectados com a memória. Não à toa, problemas olfativos podem ser um primeiro indicativo de doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson. Mas, enquanto alguns animais são capazes de seguir pelo cheiro a caça, no ser humano esse é um sentido que pode ser considerado de segunda categoria.
As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. Essa variabilidade de sensações faz com que o tato seja considerado o mais completo entre os cinco órgãos dos sentidos. As sensações táteis são as que detectam o toque, a pressão e a vibração.