A fecundação é interna. Os machos depositam seus gametas (espermatozóides) no poro genital das fêmeas, sendo que a saída dos espermatozóides se dá pela cloaca. ... Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se dentro de um ovo.
Os nematoides não apresentam sistema respiratório, realizando respiração cutânea. Sendo assim, as trocas gasosas ocorrem através de difusão na superfície corporal do animal. ... Os nutrientes obtidos pelo animal são lançados no líquido do pseudoceloma e difundem-se para as outras células do corpo.
Nematoda (nematódeos), nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.
Os nematóides são vermes que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Em algumas situações, as fêmeas assumem formas aberrantes de rim, maçã ou outras que fogem da aparência corriqueira dos vermes.
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.