- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.
(UECE) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples que se originaram há aproximadamente um bilhão de anos. ... Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos com algumas formas de água doce, são sésseis (quando adultos) e filtradores. ... As esponjas menores e simples mostram simetria radial, enquanto a maioria é assimétrica. Esponja Gigante. Realizam digestão intracelular (não apresentam cavidade digestiva).
Os poríferos, também conhecido como espongiários são espécies que surgiu há cerca de 1 bilhão de anos. São denominados poríferos devido ao corpo ser formado por poros, sendo caracterizados pelo aspecto macio, flexível. Os poríferos são animais caracterizados por não possuir sistemas, nem órgãos ou tecidos.