Com a obra se inaugura o mito heróico da pátria, de natureza indianista. ... A índia Iracema, que se entrega por amor a Martim, tem a função de simbolizar, no romance, a presença do elemento nacional, da cor local, existente na criação de seus traços físicos, que é feita por comparação com elementos da natureza.
Iracema, na obra, representa a cultura indígena, e possui uma postura submissa a Martim, representando assim o ideal de submissão que o índio teria ao branco. ... O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado.
Martim: guerreiro branco, amigo dos potiguaras, habitantes do litoral, adversários dos tabajaras; os potiguaras lhe deram o nome de Coatiabo. Moacir: filho de Iracema e Martim, o primeiro brasileiro miscigenado. O nome provém do termo tupi moasy, que significa "arrependimento", "inveja".
Resposta. Resposta: IRACEMA – (lábios de mel) – índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América.
Após uma violenta batalha entre as duas tribos, ela confessa a Martim que não é mais virgem e que se voltar para sua tribo será morta. Ela também não pode viver entre os pitiguaras, seus inimigos. Martim decide então construir uma cabana na praia cearense onde passa a viver com Iracema.
Iracema é uma obra do escritor romântico cearense José de Alencar. Publicada em 1865, trata-se de um romance indianista, com presença de elementos indígenas, mitológicos e históricos. ... Com o intuito de buscar um tema nacional, o índio foi eleito. Por isso, é chamada de geração “nacionalista-indianista”.
A protagonista chama-se Iracema, que é, nas palavras do próprio Alencar (1993, p. 24), “a virgem dos lábios de mel”. Portanto, percebe-se que o nome não é por acaso, foi dado porque “Iracema em guarani significa 'lábios de mel', de ira (mel) e tembe (lábios).
Moacir (por vezes grafado Moacyr) é um prenome masculino comum Brasil de origem tupi. Segundo Eduardo Navarro, Moacir significa "arrependimento" ou "inveja".
"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.
Ipiranga significa água vermelha ou água barrenta. O nome teve sua origem nos índios Guaianazes que habitavam as margens do rio. ... A primeira frase da primeira estrofe do Hino Nacional Brasileiro, faz referência ao Riacho do Ipiranga, quando diz: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”.
Significado de Ipiranga substantivo feminino Palavra de origem indígena que significa água vermelha ou barrenta. [Brasil] Designação atribuída a um rio que está localizado na cidade de São Paulo: foi às margens do Ipiranga que D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil.
Significado de Plácidas adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas. Com doçura, suavidade, gentileza; suave.
Margens Plácidas são duas palavras diferentes, com quase o mesmo significado, tornando-se assim, sinônimo, pois, Margens -> Margem, significa borda ou limite externo; espaço no contorno externo de algo, e Plácidas, significa calmo, ou tranquilo.
19 sinônimos de plácido para 3 sentidos da palavra plácido: Calmo e tranquilo: 1 calmo, tranquilo, sossegado, sereno, quieto, bonançoso.
1 sinônimo da palavra retumbante: Principais sinônimos de retumbante: 1 ressonante.
adjetivo Que provoca um som muito alto, intenso, de grande repercussão, capaz de se fazer ouvir ao longe; bombástico: ouviram o brado retumbante. Etimologia (origem da palavra retumbante). A palavra retumbante tem sua origem na junção do verbo retumbar, por influência do espanhol retumbar + nte.
Significado de Plácidos Plácidos é o plural de plácido. O mesmo que: acomodados, brandos, calmos, mansos, pacatos, quietos, serenos, sossegados, tranquilos.
Significado de Platônico substantivo masculino Alguém que segue o platonismo. Característica daquele que não se envereda por prazeres de ordem material. Etimologia (origem da palavra platônico). A palavra platônico deriva do grego "platonikos", com sentido de relativo ao filósofo grego Platão.