Os elementos textuais são formados pela Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. Eles formam o conteúdo da sua produção e devem transmitir as principais ideias discutidas.
Confira algumas dicas:
O que são artigos científicos “o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.
Para ser considerado científico, o artigo precisa obedecer à seguinte estrutura:
1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Como escrever artigo acadêmico
Estrutura básica de um desenvolvimento de TCC
O desenvolvimento ou parte principal do artigo, nas pesquisas de campo, é onde são detalhados itens como: tipo de pesquisa, população e amostragem, instrumentação, técnica para coleta de dados, tratamento estatístico, análise dos resultados, entre outros, podendo ser enriquecido com gráficos, tabelas e figuras.
2) Antes de começar a escrever é bom fazer um plano O propósito do esboço é dividir a escrita do artigo inteiro em um número de tarefas menores. Um bom esboço organiza os vários tópicos e argumentos de forma lógica. O esboço permite identificar lacunas no trabalho antes da escrita do artigo.
Então, para começo de conversa, é preciso entender que um artigo é um trabalho acadêmico científico cujo resultado serve de instrumento para expor uma pesquisa.
Algumas coisas são fundamentais na elaboração de um Paper....Passo 1: Introdução
Na introdução do Short Paper, é necessário:
A citação no texto é feita pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título da matéria. Quando o nome do autor, da instituição ou o título da obra estiver incluído na sentença, a chamada é feita usando letras maiúsculas e minúsculas.
Citação Direta
Apud, que significa “citado por, conforme, segundo” é a expressão usada para fazer citação de citação. Esse é um recurso utilizado nos trabalhos acadêmicos quando você quer citar um autor que tenha sido citado pelo autor e obra que está lendo.
Trabalhos de múltiplos autores Em caso de trabalhos de dois autores, deve-se citar sempre os dois autores no texto. Para três, quatro ou cinco autores, deve-se informar o sobrenome de todos os autores na primeira citação; para as citações subsequentes, incluir o sobrenome do primeiro autor seguido de et al.
Expressões que podem ser utilizadas em citações indiretas
Citações
Quando fazemos citações diretas e indiretas, utilizamos o nome do autor e o ano de publicação. Ao passo que no caso de citação de lei, devemos identificar o autor através da sua jurisdição. Isto é, se for uma lei federal, o autor é Brasil.
Onde seria o “nome do autor” usa-se a jurisdição da lei;
Citação direta de lei Nesta modalidade de citação você não deve alterar nenhum aspecto do que aparece na lei. Ao final da menção, é necessário incluir nome do autor e o ano da lei entre parênteses. Em vez de utilizar sobrenome, você deverá incluir a jurisdição da lei, que pode ser federal, estadual ou municipal.
Quando aplicada no corpo do texto a citação de lei pode ser direta ou indireta. Logo após a citação deverá vir entre parêntesis o nome do autor e o ano....Os elementos essenciais para referência são:
Como fazer Citação de Lei no corpo de texto. Quando aplicada no corpo do texto a citação de lei pode ser direta ou indireta. Logo após a citação deverá vir entre parêntesis o nome do autor e o ano.
Referência da Constituição federal ou estadual Além disso, é preciso incluir o local de sede do órgão constituinte, o ano de publicação e a página. Veja um exemplo de citação da Constituição Federal de 1988: BRASIL. Constituição (1988).