E, como se vê, os fumantes mais ativos não costumam apresentar o peso saudável. Um fato menos conhecido é que, embora o cigarro aumente o metabolismo, fumantes que consomem mais de 25 cigarros por dia têm mais tendência ao sobrepeso ou à obesidade do que aqueles que fumam menos.
Com a inalação contínua da nicotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Esse efeito é chamado de tolerância à droga. Com o passar do tempo, o fumante passa a ter necessidade de consumir cada vez mais cigarros.
A crise de abstinência dura em média 1 mês, variando de acordo com cada pessoa e com a quantidade de cigarros que fumava, e é a pior fase do processo de parar de fumar. No entanto, após 2 ou 3 meses já é possível conviver melhor sem o cigarro e sem as crises de abstinência.
O que eu preciso fazer para parar de fumar?
Além da parte química do vício em cigarro, existe o hábito de fumar. Tente adicionar outro costume prazeroso para preencher a lacuna do antigo. Medite, baixe um jogo no smartphone, estoure plástico-bolha. Não importa o que você faça, busque algo que ocupe sua cabeça e dê prazer.