Na arquitetura grega destacam-se os templos, geralmente locais onde se realizavam diversas celebrações (acontecimentos civis, eventos esportivos, etc.) e cultos aos deuses, da qual se destaca a Acrópole e o Parthenon de Atenas, na capital grega. ... Além dos templos gregos, praças e teatros foram erigidos.
Na construção dos templos foram utilizados três sistemas ou ordens: a jônica, a dórica e a coríntia.
O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.
O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia, por volta de 550 a.C. e surgiu a partir das celebrações realizadas principalmente para o Deus Dionísio. Essa era uma divindade da mitologia grega relacionada às festas, fertilidade e vinho.
A arquitetura dos teatros gregos possuía como característica marcante as construções ao ar livre, chamados de teatros de arena. Em forma de meia lua, visando uma melhor acústica, eles possuíam uma grande arquibancada para a plateia. Na época clássica, diversos teatros foram construídos na Grécia.
A explicação é simples: o som se propaga nas camadas quentes de ar superior cm maior velocidade do que próximo à água onde a temperatura é mais baixa, fazendo a energia sonora voltar sobre a superfície do lago a qual a reflete novamente e assim por diante, similarmente a uma lasca de pedra arremessada paralelamente a ...
O Teatro de Epidauro. Localizado a cerca de 130 km de Atenas, em Argólida, o Teatro Epidauro foi construído no século IV a.C. e ficou famoso por conta da sua acústica perfeita, graças à sua arquitetura. O estado de conservação do Teatro Epidauro também chama a atenção e visitá-lo é como voltar ao tempo da Grécia Antiga ...
Até ao século IV a. C., o teatro era apenas um auditório, implantado numa encosta, preferencialmente côncava, servida por bancos de pedra. A partir deste momento a rocha é escavada em hemiciclo, o que permite criar filas de bancadas concêntricas com intervalos regulares.
Construído no século IV a.C. por Policleto o Jovem, o Antigo Teatro de Epidauro é um dos lugares mais surpreendentes de toda a Grécia. Graças ao seu bom estado de conservação e à sua incrível acústica, o teatro continua sendo usado durante o Festival de Verão de Atenas.
Famoso também é o Teatro de Epidauro, dos maiores de seu tipo e de seu tempo, possuía uma acústica considerada perfeita para a época, reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de uma moeda jogada no chão, que podia ser ouvido mesmo nas últimas bancadas.
Policleto, o Jovem
O teatro de Epidauro, com suas 55 fileiras de assentos em arquibancadas, podia conter 14 mil espectadores. Como outros teatros gregos, o de Epidauro está construído no flanco de uma colina. ... O elemento primitivo do teatro era a orquestra, espaço circular em cujo centro ficava o altar de Dionisio.
Os teatros eram construídos afastados das cidades, longe dos grandes locais ruidosos, como centros de comércio. O nível médio de ruído medido é de 30dB SPL (muitos teatros ainda existem, e são locais muito silenciosos, mais silenciosos que uma biblioteca dos nossos dias).
Ele foi um elo importante na evolução final do ditirambo cantado para o texto recitado e dialogado. Desse modo, a manifestação evoluiu até chegar ao teatro propriamente dito com enredo, atores, plateia e encenações. O teatro grego era composto por vários elementos, cenários e figurinos.
As representações eram feitas devido as festas do ano litúrgico e após as missas e tinham como palco a praça central da cidade, além de contar com toda a população. Os temas principais eram encenações das cenas do Natal, da Paixão ou da Ressurreição de Cristo, estando sempre a cargo dos padres e monges.
Resposta. Resposta: – O teatro na Idade Média era representado como rituais onde era possível invocar deuses e forças da natureza para conseguir chuva e deixar a terra mais fértil e proteger a comunidade de desastres da natureza.
Os espetáculos teatrais na Idade Média eram caracterizados por fortes elementos de caráter religioso. O tema central das apresentações eram as cenas de Natal, da Paixão, da Ressureição de Cristo e da vida dos Santos. Essas manifestações teatrais chamavam-se ludus e no começo eram realizadas no interior das igrejas.
Os aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade sofriam interferência direta da Igreja Católica. A religião, o temor a Deus e o medo do Juízo Final foram temas que fizeram parte da história medieval.