A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs). ... A etapa mais importante da digestão ocorre no intestino delgado.
Sais biliares fazem a emulsificação da gordura, para que a enzima lipase pancreática possa agir quebrando as triglicérides em diglicérides e ácidos graxos livres, os diglicérides sofrem uma nova ação da lipase dando origem a monoglicérides, ácidos graxos e glicerol.
A função dos sais biliares no duodeno é solubilizar a gordura ingerida, bem como as vitaminas lipossolúveis, facilitando assim sua digestão e absorção. No fígado, a bile flui do sistema coletor intra-hepático para o ducto hepático comum.
COMO TOMAR SAIS BILIARES? Tomar 1 cápsula com cada refeição ou conforme orientação de um profissional habilitado .
Olá! A retirada da vesícula não interfere na absorção da vitamina D, podendo manter o uso após a cirurgia. Não deixe de manter acompamento médico para ajuste da dose necessária e avaliação sobre a manutenção do tratamento!
Como é o pós-operatório da cirurgia de vesícula O paciente, 12 horas após a cirurgia de vesícula, poderá sentir dor no abdômen ou no ombro, devido à irritação de um nervo que vai do abdômen até ao pescoço. Além disso, o paciente também poderá ter enjoos ou vômitos.
Se a cirurgia for recomendada para eliminar o problema, fique tranquilo, pois é possível manter uma vida normal após a remoção da vesícula biliar, só não esqueça que mudanças na sua alimentação serão necessárias para que o seu corpo possa trabalhar corretamente, sem causar desconfortos como inchaço, gases e diarreia.
A diarréia pós-colecistectomia se dá pelo aumento da quantidade de bile (contendo sais biliares) disponível no intestino, uma vez que o armazenamento da bile ocorre na vesícula biliar. Em algumas situações, após a retirada da vesícula o paciente apresenta uma diarréia que pode ser de curta duração ou não.
Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...
É por isso que algumas pacientes engordam depois que retira a vesícula. Porque ficam sem freio. Agora, se o médico aproveitar que a paciente fica sem fome depois da cirurgia da retirada da vesícula (colecistectomia) e der uma dieta leve e pastosa, a paciente ainda irá ainda perder peso e ficará feliz.
A boa é que depois que retirou a vesícula não há restrição alimentar, pode comer e beber de tudo desde que não haja outras doenças envolvidas.
Após a cirurgia de vesícula biliar (colecistectomia), pedimos aos pacientes que evitem ingestão de gorduras e de bebidas alcoólicas por 30 dias, para um pós-operatório habitual.