A videolaringoscopia é um exame realizado pelo otorrinolaringologista, em consultório. É utilizado para visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe.
A laringoscopia é um exame que dá aos médicos uma visão detalhada da laringe e da garganta. O médico coloca um espelho pequeno na garganta ou insere um tubo de visualização rígido ou flexível, chamado laringoscópio, pela boca.
A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea.
A videonasolaringoscopia trata-se de um exame de imagem indicado pelo médico otorrinolaringologista para visualizar as estruturas da boca, orofaringe e laringe.
Exame de nasofibrolaringoscopia usa sonda para visualizar região do nariz e garganta. Por meio de uma câmera introduzida nas narinas, semelhante ao equipamento utilizado na endoscopia, o especialista consegue visualizar a região interna do nariz, faringe e laringe, detectando possíveis lesões no local.
Chamamos de otorrinolaringologia o ramo da medicina que cuida das seguintes áreas: nariz, seios da face, garganta e ouvidos. Além disso, o médico capacitado em otorrino, como a otorrinolaringologia também é chamada — e como o próprio especialista também costuma ser chamado —, cuida da cabeça e do pescoço como um todo.