Vamos conhecer agora os principais tipos de migração existentes: Migração pendular: é aquela que as pessoas realizam todos os dias, quando vão de casa para o trabalho ou para a escola. ... Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses.
Resposta. Causas: econômicas, naturais, bélicas, políticas, religiosas, culturais; Efeitos: aumento ou diminuição da população ativa, envelhecimento ou rejuvenescimento da população, entre outros.
Oi. As áreas de atração populacional são aquelas que atraem população de outra área, por motivos como, oportunidade de emprego, melhor qualidade de vida, condições climáticas favoráveis. Um exemplo dessa área é a região Sudeste.
As principais áreas de repulsão de população do planeta Terra são as seguintes: África, Ásia, Oriente Médio e América Latina, as principais causas dos movimentos migratórios no mundo atual envolvem a busca por melhores condições de vida.
São três os mais importantes: 1. Natalidade, 2. Mortalidade e 3. Movimentos migratórios.
Migrações Internacionais e Novos Fluxos Migratórios
O maior fluxo migratorio foi quando os europeus vieram para o Brasil, pois na Europa ocorreu vários fatores como : os desdodramenos da revolução industrial e suas consequencias, já o Brasil estava no auge da expansão de lavouras de cafeeiras no Sudeste, aí tiveram a ideia que os europeus viriam para o Brasil.
Os fluxos populacionais caracterizam o território brasileiro são os migratórios sobretudo de cidadão do nordeste para regiões como Sudeste e Centro-Oeste. Esta movimentação está relacionado sobretudo a busca de emprego, qualidade de vida, fuga da seca nordestina ou do baixo índice industrial da região.
Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países ...
Portanto, podem-se identificar dois fluxos principais entre as famílias e as unidades de produção. ... Além disso, são representados os fluxos financeiros das Unidades Familiares para as Unidades de Produção, decorrentes do pagamento pelas mercadorias (bens e serviços) consumidas.
Fluxo de pessoas é o processo de deslocamento entre cidades, regiões ou países ou continentes, está relacionado às conhecidas migrações e imigrações e, geralmente, pela busca de melhores condições de vida.
1 Ato ou efeito de fluir. 2 Escoamento ou movimento contínuo que segue um curso, uma corrente; descarga, vazão: “O velório tinha um fluxo pequeno de visitantes. ... 3 Movimento alternado de enchente ou vazante das águas do mar em relação à praia: Hoje, por conta do temporal, o fluxo da maré está muito forte.
O fluxo de pessoas nesse contexto geográfico consiste no deslocamento de pessoas de um continente para o outro, ou de um país para o outro, é o denominado processo de imigração, que atualmente ocorre principalmente dos países pobres (do sul) em direção aos países ricos (do norte).
Fluxo de Mercadorias é toda e qualquer movimentação de materiais existentes em um plano logístico, de uma plataforma indústrial, que vai desde a aquisição de matérias-primas até a chegada do produto acabado.
O fluxo de transportes ocorre quando há uma maior intensidade dos meios de transporte, principalmente nas cidades grandes, onde circulam carros, motos, ônibus etc. Quanto maior o número de meios de transportes, maior é o fluxo.
O fluxo circular de renda é, como diz o nome, representa o fluxo de riquezas pela economia. Portanto, este fluxo de renda admite: ... Elas, assim, conseguem sua renda ao oferecer ao mercado fatores de produção. Esses fatores de produção são quitados pelas empresas, com o objetivo de produzir serviços e bens.
Fluxo geográfico são os elementos de movimentos existente em uma cidade ou qualquer outro lugar. Ex: transportes, energia, serviços, informações e demais.
Os fluxos geográficos são definidos como uma agrupação de informações e análises geográficas, feitas desde o ponto de vista das redes que articulam e organizam o território. E dadas pelo levantamento e da sistematização de dados referentes ao fluxo de mercadorias, pessoas, energia e informação.
Em Geografia os fixos e fluxos são aqueles elementos que formam parte do espaço, onde os elementos fixos permitem ações que modificam o próprio local, enquanto que, os fluxos são resultado direto ou indireto das ações e repassam ou são instalados nos fixos, modificando seu significado e valor.
2) A Globalização é um termo elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.
São exemplos de globalização a produção de produtos manufaturados em um país ou região, de onde são então exportados para todo o globo, a existência de empresas multinacionais, que tem a sua sede administrativa em um país, unidades produtivas em outro e filiais em todo o mundo e os fenômenos culturais globais, como o k ...
na compra de um produto, quando compro um jogo e o manual é todo em inglês, quando consumo diversos tipos de coisas como: alimentação, etc; quando assisto Televisão; quando visto uma roupa etc...