Interpretação do Mito da Caverna Para Platão, a caverna simbolizava o mundo onde todos os seres humanos vivem. ... Platão descreve a importância do senso crítico e da razão para que os indivíduos possam se “libertar das correntes” e buscar o conhecimento verdadeiro, representado pelo mundo exterior à caverna.
O Mito da Caverna Seu único contato com a luz vinha de uma fogueira que produzia a sombra das pessoas que por ali passavam. Dessa forma, os homens acreditavam que aquelas silhuetas eram a realidade. ... Ele, portanto, tem a opção de se adaptar à nova realidade ou voltar a viver na escuridão da caverna.
O contexto relacionado por Platão no mito da caverna fala basicamente sobre a importância do conhecimento filosófico como forma de superação da ignorância, ou seja, a mudança do senso comum para um pensamento filosófico que é racional organizado e sistemático.
O mito da caverna nos ajuda a refletir sobre nossa convivência em sociedade quanto cidadãos, e além disso nos ajuda a reconhecermos a intensidade de sabedoria que existe em nós, pois ele nos leva a saber se estamos como prisioneiros ou como o individuo que escolheu sair, e buscar a luz.
Com essa alegoria, Platão divide o mundo em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias). ... Em nossos dias, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta. Quando aplicada em sala de aula, tal alegoria resulta em boas reflexões.
Resposta. Em relação ao mito da caverna, em dias de hoje, é que nos prendemos a "correntes" , que são crenças, culturas e religiões, e não enxergamos relmente a vida, e quando nos libertarmos dessas " correntes", iremos viver de tal forma que iremos questionar a existência, a verdade e a lógica.
Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras. A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.
A Caverna Contemporânea é a alienação que as pessoas vivem atualmente, isto é, a prisão mental que as mesmas sofrem, o que causa torna as pessoas extremamente manipuláveis e presas e modelos de vida que muitas vezes as fazem infelizes.
Resposta. a caverna é a prisão onde a pessoa q ñ possui e ñ busca conhecimento se encontra,presa e por ñ ter o conhecimento da verdade se contenta com as sombras q ele vê em meio a escuridão tendo uma visão distorcida da realidade.
Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração.
22 de agosto