É de Walt Disney o posto de grande vencedor da história do Oscar. O criador do fantástico mundo Disney competiu nada menos do que 59 vezes e recebeu 26 estatuetas (incluindo curtas, documentários e quatro Oscars honorários).
A história, que acompanha uma Hollywood compartilhada por pessoas reais e desenhos animados, mostra como uma conspiração é formada para incriminar o inocente Roger Rabbit.
Considerado por muitos críticos até hoje como um dos mais belos filmes já feitos, a produção conta a clássica história de Branca de Neve, uma jovem órfã invejada pela própria madrasta, a Rainha Má, por sua beleza.
Passando por filmes como Uma Cilada para Roger Rabbit e Toy Story, as produções da Disney sempre impactaram o suficiente para ganhar a atenção tanto do público como da crítica especializada.
A Bela e a Fera foi o primeiro longa de animação a receber uma indicação na categoria principal do Oscar®: a de Melhor Filme. A clássica história produzida em 1991 foi indicada a seis prêmios em 1992, três deles só na categoria Melhor Canção Original.
Sua trilha, no mundo do Oscar, começou com sua obra chamada Flores e Árvores em 1932, ganhando seu merecido lugar com Prêmio de Melhor Animação. Neste mesmo ano, ele também levou seu primeiro Oscar honorário em reconhecimento pela criação de Mickey Mouse.
Mais um dos filmes homenageados pela Academia, Uma Cilada Para Roger Rabbit, de 1988, foi amplamente reconhecido por seu inovador trabalho que mistura entre animação e live-action.
John Lasseter, diretor do longa, recebeu o prêmio em 1996 "pelo desenvolvimento e aplicação inspirada de técnicas que tornaram possível o primeiro longa-metragem animado por computador".
Disney won his first competitive Academy Award and received his first Honorary Academy Award at the 5th Academy Awards (1932). He received the Honorary Academy Award for the creation of Mickey Mouse and won the Academy Award for Best Short Subject (Cartoon) for the film Flowers and Trees. In the seven Academy Award ceremonies that followed (6th–12th), Disney consecutively earned nominations and won in the same category.
Procurando Nemo é o primeiro filme animado da Disney a receber oficialmente o prêmio de Melhor Longa de Animação, instituído em 2001. A produção recebeu a estatueta na edição de 2004.
Seu primeiro Oscar foi em 1932, pelo curta "Flores e Árvores". No mesmo ano ele também levou seu primeiro Oscar honorário em reconhecimento pela criação de Mickey Mouse. Alguns de seus outros prêmios honorários da Academia foram por: "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937) e "Fantasia" (1940). A partir de então, Disney fez história e se tornou o maior vencedor do Oscar de todos os tempos.
Baseado no conto francês clássico, acompanhamos no filme a história de dois opostos que se apaixonam apesar das aparências: um príncipe mimado que, ao rir de uma velha pedindo abrigo em seu castelo, é transformado em uma terrível Fera como castigo.
Em todos esses anos de atuação e até mesmo após a sua morte em 15 de dezembro de 1966, a The Walt Disney Company tem o maior número de participações no Oscar da história, sendo indicada 59 vezes e premiado em 26 destas, incluindo curtas, filmes, documentários e quatro Oscars honorários.
Ainda em 1938, com Branca de Neve e os Sete Anões, o fundador da empresa e criador Walt Disney recebeu um prêmio especial de reconhecimento da Academia devido ao longa.
Walt personally won 32 Academy Awards® throughout his career. To this day, Walt still holds the record for the most Oscars® won by an individual, and there is only one place where you can get an up-close look at more than 20 of the famous statuettes—The Walt Disney Family Museum.
Walt Disney (1901–66) won or received a total of twenty-six Academy Awards, and holds the record for most Academy Awards in history. He won a total of twenty-two competitive Academy Awards from a total of fifty-nine nominations, and also holds the records for most wins and most nominations for an individual in history.