Faltas em que o infrator se dirige especialmente ao corpo do adversário ou há excesso de força/violência são passíveis de punições disciplinares. Elas são divididas em advertências (cartão amarelo), exclusões e desqualificações.
Reformulando a pergunta: eu estou no ataque, a barreira comete a falta em cima de mim, se o juiz apitar e eu continuar o ataque e fizer gol, meu gol será anulado e eu poderei cobrar a falta?
Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.
Em uma partida de handebol, é crucial que as equipes estejam devidamente uniformizadas para garantir clareza e distinção entre os jogadores. As camisas dos jogadores de quadra de uma equipe devem ser idênticas em termos de cor e desenho, enquanto as cores dos uniformes das duas equipes devem ser facilmente distinguíveis uma da outra.
Também fundamento básico, mas não menos importante, a recepção é o ato de receber a bola e conseguir dominá-la. Normalmente, é realizada com as duas mãos, porém, dependendo do nível técnico do atleta e da situação da partida, essa recepção também pode ser feita com apenas uma das mãos.
Uma equipe deve ter pelo menos 5 jogadores na quadra no começo do jogo. A duração normal da partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 17 anos é de 2 tempos de 30 minutos.
Os jogadores das duas equipes devem estar em duas quadras defensivas no começo da partida. Somente quando a bola é colocada em jogo, os atletas podem partir para a quadra adversárias.
O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas olimpíadas em Atlanta 1996 foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.
Sim, o gol é válido. As únicas regras que devem ser respeitadas na cobrança lateral são manter um dos pés sobre a linha no momento da cobrança e os oponentes devem ficar a uma distância mínima de três metros.
Diferentemente de outras modalidades, no handebol existem duas regras básicas para quem está com a bola: segurá-la por, no máximo, três segundos – mesmo que ela esteja no solo; dar, no máximo, três passos com a bola na mão.
Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés. uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
As equipes de handebol são formadas por 7 jogadores. Além do goleiro, os times, geralmente, são formados por um armador central, dois outros armadores ou meias (um de cada lado), dois pontas (um em cada extremidade da quadra) e um pivô.
Um jogo de tênis é divido em 3 ou 5 sets. Cada set possui 6 games, para ganhar um set é preciso ter uma diferença de 2 games de vantagem sobre o adversário. Os games são disputados por pontos que são contados em 0, 15, 30 e 40. Em caso de empate 40 a 40, ganha quem fizer dois pontos seguidos.
Esse é um critério de interpretação do árbitro da partida. Não há um tempo em segundos, como no basquete, para realização do arremesso. Se o árbitro considerar que a equipe está “enrolando”, ele declara a jogada como passiva e dá reversão de posse de bola.
O início do jogo no handebol ocorre com o apito do árbitro, autorizando o tiro de saída inicial. O encerramento é determinado automaticamente pelo placar ou pelo cronometrista.
No Brasil, o handebol ganhou força principalmente a partir da década de 1970. De lá pra cá, vem se consolidando cada vez mais. Um bom exemplo disso é a marca histórica alcançada pela seleção brasileira feminina de handebol em 2013, ano em que conseguiu o inédito título de campeã mundial, derrotando países com grande tradição no esporte.
A bola de handebol é confeccionada a partir de couro ou materiais sintéticos, com uma superfície não brilhante e antiderrapante.
Olá fiquei com uma dúvida, em um dos comentários de perguntas e respostas, eu li toda sua matéria e todos os comentários, e em determinado momento você respondeu que era valido o gol na cobrança de lateral direta, e já agora no final foi respondido que não será valido o gol nesta ação, então o gol por cobrança de lateral é valido ou não? E é valido o gol se for direto do escanteio?
A quadra onde o handebol é praticado tem dimensão de 40×20 metros, delimitada pelas linhas laterais e de fundo. A linha dos 4 metros delimita onde o goleiro deve atuar, enquanto dos 6 metros delimita a área do gol. Também há a linha dos 7 metros, de onde são marcados os tiros de sete metros, e a linha dos 9 metros, também chamada de tiro livre.
Lendo e aprendendo
O futebol, disputado classicamente entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam principalmente os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, tem o objetivo de colocá-la dentro do gol. ... A equipe vencedora é aquela que pontuar o maior número de gols.
02 - O tiro de meta deverá ser cobrado por qualquer atleta com os pés, com a bola parada, ou pelo goleiro, obrigatoriamente, com as mãos (se este colocar as mãos para fora da área, quando da cobrança, é válido, ou seja, neste caso sempre será levada em consideração a posição dos pés do goleiro).
O tiro de canto dar-se-á sempre que a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta, excluída a parte compreendida entre os postes e sob o travessão de meta, quer pelo solo, quer pelo alto, após ter sido jogada ou tocada pela última vez por um atleta que estiver na defensiva.
É marcado um Tiro de Meta quando: um jogador adversário invadir a área de gol o goleiro domina a bola em sua área de gol ou a bola esta parada dentro da área de gol um jogador adversário tocar a bola que está rolando ou parada dentro área de gol a bola sair pela linha de fundo, após ter sido tocada pelo goleiro ou por ...
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.
O tiro de meta é cobrado quando um adversário arremessa à baliza e a bola sai pela linha de fundo, tocada ou não pelo goleiro. Somente o goleiro pode executar o tiro de meta. O tiro de meta deve ser executado dentro da área de goleiro e durante o arremesso o goleiro, se quiser, pode tirar o pé de apoio do chão.
No começo da partida, o tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e escolheu iniciar com a posse de bola. ... Alternativamente, se a equipe que ganha o sorteio preferir escolher a quadra, então a equipe adversária deverá executar o tiro de saída. É atribuição do árbitro autorizar o tiro de saída.
O tiro de 7 metros deve ser arremessado sem barreira ou impedimentos, estando apenas o goleiro à frente do gol. No ato do arremesso, o atacante não pode retirar o pé do solo, nem ultrapassar a marca dos 7 metros. Caso alguma dessas faltas seja notada, o tiro é anulado e a posse da bola passa para o time defensor.