Sem entrar em detalhes no processo da construção das escalas, vemos que a divisão da escala musical em sete notas principais (tom – tom – semitom – tom – tom – tom - semitom) é uma conseqüência da irracionalidade na divisão dos intervalos que definem a escala.
Ela consiste em uma sequência ordenada das 12 notas musicais, ao se tratar da música ocidental, que podem ser estruturadas de diferentes jeitos dentro de uma oitava (intervalo entre a mesma nota musical com a metade ou o dobro de sua frequência).
Leia os sustenidos. O tom será definido pela nota um semitom acima do último sustenido marcado. Quando a música tem uma armadura com F# e C#, a nota um semitom acima do C# é o D, sendo esse portanto, o tom da música.
Os 3 acordes maiores q existem são o C F e G no primeiro exemplo. Se o C fosse o IV grau, o D deveria ser o V grau, ou seja, não dá pra fazer! Já se o F for o IV grau, o G é o V grau, ou seja, é isso mesmo! Logo, o C só pode ser do I grau, mostrando que o tom da musica é Dó maior!
Muita gente toca e não entende racionalmente o que é o tom de uma música. O tom é a nota que dá a sensação de repouso numa melodia ou harmonia. A tonalidade de uma música caracteriza a hierarquia de uma nota, que é a nota principal, o centro da música onde todas as outras vão girar em torno dela.
Para se obter a afinação em Gm, você só precisa descer meio tom na segunda corda, isto é, de de B para Bb. Exemplos de músicas com afinação Open G: Traveling Riverside Blues, da banda Led Zeppelin; Start Me Up, dos Rolling Stones.
Toque a 4ª casa da 4ª corda (F#) e iguale a 3ª corda com ela. Toque a 3ª casa da 3ª corda (agora um A) e iguale a 2ª corda com ela. Toque a 5ª casa da 2ª corda (agora um D) e iguale a 1ª corda com ela, ou toque as D simultaneamente pra ver se as frequencias "se casam" também. Eu uso muito open E (leia-se viola haha).
Afinação Drop C Nesta afinação o “trabalho” é um pouco maior. O 1º passo é afinar todas as cordas um tom abaixo do padrão standard. Depois disso, afina-se a 6ª corda um tom abaixo para ficar C(Dó). O bacana deste padrão é que você consegue realizar um power acorde de C com as 3 últimas cordas soltas.
Para afinar em drop D, você precisa afinar todas as suas cordas em afinação padrão e depois afinar um tom abaixo, e logo em seguida, afinar a 6º corda um tom abaixo e pronto.
Dropy D atua regulando positivamente o processamento e a fixação do cálcio no organismo. É essencial para promover a absorção e utilização de cálcio e fosfato, e para a calcificação normal dos ossos. O início da ação da vitamina D após a ingestão de uma dose ocorre entre o período de 10 a 24 horas.
Cebolão é um tipo de afinação utilizada na viola caipira, sendo uma das afinações mais comuns no Brasil, seguida pela afinação Rio Abaixo. ... Afinação em D do 1º ao 5º par: D, A, F#, D, A.
Dá, é só você baixar um tom. Coloca o dedo na mizona na terceira casa e se bater com a lá daí é só afinar normalmente. A sexta corda afinada em Ré bate com o Lá (quinta corda solta) na sétima casa, e não na terceira!
Pra afinar em Eb por exemplo, vc pode afinar a 5ª corda de acordo com a 4ª casa da 6ª corda (se estava afinado em E, essa nota será Ab). Depois é só continuar afinando normalmente, e depois afinar a 6ª corda. Mas é bom lembrar q mudando a afinação, vc muda tb a tensão das cordas.