Resposta. Explicação passo-a-passo: no triângulo retângulo você pode utilizar o teorema de Pitágoras e as fórmulas relativas às relações seno, cosseno e tangente. num triângulo qualquer (não retângulo), você não pode utilizar o teorema de Pitágoras nem as relações seno, cosseno e tangente.
A Lei dos Cossenos Em qualquer triângulo quando um lado é igual à soma dos quadrados dos outros dois, menos duas vezes o produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo formado por eles.
Como mencionado acima, a Lei dos Senos é utilizada nos triângulos acutângulos e obtusângulos. Já nos triângulos retângulos, formados por um ângulo interno de 90º (reto), utilizamos o Teorema de Pitágoras e as relações entre seus lados: cateto oposto, adjacente e hipotenusa. Lê-se cateto oposto sobre a hipotenusa.
A forma de aparição mais comum desta lei é quando em triângulo, são conhecidos os seus ângulos e a medida de apenas um lado. Assim, a lei dos senos pode ser aplicada para a determinação dos demais lados ou até mesmo para a determinação do diâmetro da circunferência em que o triângulo está inscrito.
O domínio e o contradomínio da função cosseno são iguais a R. Ou seja, ela está definida para todos os valores reais: Dom(cos)=R. Já o conjunto da imagem da função cosseno corresponde ao intervalo real [-1, 1]: -1 < cos x < 1. Em relação à simetria, a função cosseno é uma função par: cos(-x) = cos(x).
ou seja, f(x+2p ) = f(x). Da definição acima, concluímos que o período da função y = senx é igual a 2p radianos. Analogamente, concluiríamos que: O período da função y = cosx é 2p radianos.
Exemplo 1: f(2) = 2² = 4, a imagem da função quando x é igual a 2 é 4. Analisando a função de forma geral, para encontrarmos o conjunto imagem, sabemos que x² com x pertencente ao real sempre será um número positivo, logo, o conjunto imagem será: Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).
À distância entre dois pontos máximos ou o intervalo de repetição da função denominamos período. Um outro elemento importante dos gráficos é o conjunto imagem, ou seja, o intervalo de variação da função. Para os gráficos das funções de Seno e Cosseno, o conjunto imagem é [-1,1], devido a amplitude que é 1.