O uso do acento agudo tem por objetivo o registro do timbre aberto de algumas vogais. O registro da posição das sílabas tônicas de uma palavra pode ser marcado pela presença de uma acentuação gráfica, ou seja, é uma tentativa da língua escrita em registrar uma forma diferenciada no modo da fala de algumas sílabas.
Para quem não sabe, a utilização de acentos vem da Grécia antiga. Sua finalidade era indicar a sílaba tônica e também marcar os fonemas aspirados. É óbvio que os gregos não necessitavam dos acentos para falar corretamente o seu próprio idioma. O brasileiro também não precisa saber escrever para poder falar o Português.
2 Answers. Órgão não tem dois acentos. O til (~) não é um acento e sim um sinal que representa que este fonema (a) é nasalizado.
3) Como toda paroxítona terminada em ão ou com ditongo na última sílaba, recebe acento gráfico no singular e no plural: acórdão e acórdãos.
Em português, as maiúsculas não gozam de privilégios. Têm o mesmo tratamento das minúsculas. Devem ser acentuadas quando necessário (Ásia, Índia). Pressupõe-se que os cartórios saibam disso.
Basta apertar a tecla do acento (til ou agudo) e, em seguida, pressionar a tecla da letra desejada. Caso queira digitar uma vogal maiúscula com acento, mantenha a tecla Shift pressionada ao digitar a letra.
1) Utiliza-se inicial maiúscula: a) No começo de um período, verso ou citação direta. Exemplos: Disse o Padre Antonio Vieira: "Estar com Cristo em qualquer lugar, ainda que seja no inferno, é estar no Paraíso."
As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula.