CEMENTOBLASTOMA BENIGNO: lesão tumoral benigna, que ocorre em diversas regiões dos maxilares, próxima ao ápice dos dentes, ou em áreas que existiam dentes. Lesão radiopaca/mista circunscrita com halo radiolúcido, com contorno bem definido, crescimento expansivo e reabsorção radicular.
O cisto radicular corresponde à reação imunoinflamatória, originada de toxinas secretadas durante o metabolismo bacteriano, decorrente da necrose pulpar1. É definido como uma cavidade patológica revestida por epitélio, de origem odontogênica, que pode conter fluido ou restos celulares2.
O cementoblastoma benigno ou cementoma verdadeiro é uma neoplasia odontogênica benigna. Acredita-se que essa lesão é a única neoplasia verdadeira do cemento. Ela apresenta incidência entre 1 e 6,2% dentre os tumores odontogênicos, o que vem a tornála rara.
Viver com medo de cair e quebrar um osso a qualquer momento é parte da realidade das pessoas que vivem com a osteoporose. A doença, caracterizada pela diminuição da massa óssea, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando a possibilidade de fraturas.
Diversos autores concordam em propor um tratamento para cistos periapicais de grandes proporções, com a enucleação cirúrgica do mesmo, associado à exodontia do elemento acometido, ou ao tratamento endodôntico seguido de apicectomia2,9,11,12. Além das grandes lesões, esta cirurgia está indicada também em dentes que não será possível ter sucesso através do tratamento endodôntico convencional. Sendo considerada uma extensão do tratamento endodôntico, não substitui um tratamento endodôntico deficiente3,6,8,9,13,14.
1. Peixoto RF, Peixoto DF. Aspectos imunológicos e etiopatogênicos das lesões periapicais inflamatórias crônicas. UNOPAR Cient Ciênc Biol Saúde 2012; 14 (3): 175-82. [ Links ]
13. Filho FB, Leonardi DP, Crozeta BM, Baratto SP, Campos EA, Tomazinho FSF, et al. The Challenges of Treating a Fused Tooth. Braz Dent J 2012; 23 (3): 256-262.
14. Lodi LM, Poleto S, Soares RG, Irala LED, Salles AA, Limongi O. Cirurgia paraendodôntica: relato de caso clínico. RSBO 2008; 5 (2).
Os raios X são gerados em um aparelho chamado de tubo de raio X, e propagados em direções divergentes a partir de uma série de colimadores de chumbo. A maioria dos raios X, entretanto, chega até o paciente, penetrando seus tecidos. Ao penetrar o corpo, os raios X perdem intensidade pela absorção dos tecidos, a depender da densidade do tecido. O residual de radiação não absorvido chega até a camada química de prata, gerando no filme o efeito de várias tonalidades negras que compõem a imagem a ser examinada.
A literatura científica relata a indicação de apicectomia e obturação retrógrada, em casos de dente tratado endodonticamente e com presença de retentor intra-radicular bem adaptado14, 15.
O acompanhamento clínico e radiográfico desses casos geralmente é realizado até 01 ano após o ato cirúrgico14,19. O caso clínico relatado apresentou um controle pós-operatório de 01 ano, com regressão da lesão, reparação óssea e ausência de sintomatologia, podendo ser considerado bem sucedido, o que permitiu a reabilitação protética.
Os ápices radiculares foram preparados e secados com pontas de papel absorventes e preenchidos com MTA branco (Angelus®, Londrina, PR, Brasil), inserido com o auxílio de condensadores, em sentido vertical por via canal. Após a remoção do excesso de material e limpeza da loja cirúrgica, o retalho foi reposicionado e suturado.
A infecção situada no interior dos sistemas de canais radiculares origina um granuloma, que poderá progredir para um cisto. Esses cistos localizamse no interior de maxila e mandíbula, apresentando o aspecto radiográfico de uma imagem radiolúcida, unilocular, circunscrita por fina linha radiopaca bem definida e com perda da lâmina dura na região periapical. Estes cistos podem ser denominados como: cisto radicular, cisto periodontal apical, cisto apical e cisto perirradicular3.
Este trabalho tem por objetivo, apresentar um caso clínico de uma paciente que apresentou um cisto radicular extenso em região anterior de maxila, tratado inicialmente com endodontia conservadora sem sucesso, seguida da enucleação cirúrgica associada à apicetomia e tratamento retrobturador utilizando o MTA.
Osteomielite é o nome que se dá à infecção no osso causada por bactérias, micobactérias ou fungos. Na grande maioria dos casos, o agente patogênico é o Staphylococcus aureus, bactéria que pode formar colônias na pele e instalar-se nas fossas nasais de pessoas saudáveis, sem causar danos ao hospedeiro.
A cirurgia paraendodôntica e a retrobturação com MTA são eficazes no tratamento de dentes portadores de lesões periapicais crônicas, sendo apropriado para a resolução do caso relatado, comprovado por achados clínicos e radiográficos, observando o selamento marginal adequado, o reparo ósseo e a ausência de sintomatologia.
Paciente M.C.C.S., 33 anos de idade, gênero feminino, faioderma, compareceu ao ambulatório de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial da faculdade de odontologia da UFBA, com histórico de tratamento há 3 anos de um cisto em região de pré-maxila, sem sucesso.
Radicular cysts are the most common cystic lesions of the jaws, and present as a place of predilection to previous region of the maxilla. Your treatment may be accomplished surgically associated the endodontic treatment of the unit involved. The goal of this article is to report a case of a radicular cyst jaw, through association of surgical and endodontic treatment, using mineral trioxide aggregate (MTA) in retrograde obturation of the units involved.
Ao exame físico extraoral não foi constatada assimetria facial, porém no exame intraoral, verificou-se presença de abaulamento da cortical palatina, e discreto de cortical vestibular na região de pré-maxila direita, além de restos radiculares das unidades 11 e 12 (Figura 1).
Aspecto radiográfico: Linha radiopaca que delimita a cavidade nasal inferiormente. ... Aspecto radiográfico: São duas pequenas áreas circulares e radiolúcidas laterais ao septo nasal. Podem ser observadas nas radiografias periapicais da região de incisivos centrais superiores e oclusais totais da maxila.
Y Invertido de ENNIS O Y invertido pode ser visualizado na radiografia periapical como linhas radiopacas formadas pela intersecção da parede lateral da fossa nasal e a borda anterior do seio maxilar. Ambas são compostas por densa cortical óssea que se apresenta como uma faixa ou linha radiopaca.
Radiodensidade (ou radiopacidade) é um termo que se refere à habilidade da radiação eletromagnética, particularmente dos raios X, de passar por um determinado material. ... Raios X para diagnóstico são produzidos em tubos de raios X.
Os processos alveolares sao as porções da maxila e mandíbula que suportam as raízes dentárias. O processo alveolar pode ser dividido em osso alveolar propriamente dito, radiograficamente conhecido correspondente a lâmina dura, que reveste internamente o alvéolo.
O processo alveolar está localizado em cima do osso basal, que fica abaixo do ápice (ou extremidade) da raiz do dente, explica a Faculdade de Odontologia da Universidade de Pittsburgh.
A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar.
Este osso articula-se através dos dentes com a maxila, no viscerocrânio, quando a boca se encontra fechada. Ele também se articula com o neurocrânio através do osso temporal, formando a articulação temporomandibular (ATM). Este artigo irá explorar a anatomia da mandíbula.
Na verdade, as duas arcadas são chamadas de maxilares, porém, a maxila é o maxiliar superior e a mandíbula é o maxiliar inferior. ... "O maxilar não dói. O que doi é a ATM (articulação temporomandibular) por causa da DTM (desordem da articulação temporomandibular)", diz.
É a tensão, a ansiedade ou frustração que causa esse hábito? Pode ser que seus dentes não estejam alinhados corretamente, um mal também conhecido como má oclusão. Bruxismo pode causar DAT - Disfunção da Articulação Temporomandibular, um problema que ocorre com os músculos de mastigação da mandíbula.
Remédios caseiros para o bruxismo: saiba como melhorar sem sair de casa!